Repositório Digital com o software livre Tainacan

Softwares livres para criação de repositório digital, na área da cultura ainda se apresentam como um tema em evolução.

Repositório Digital com o software livre Tainacan: Revisão da ferramenta e exemplo de implantação na área cultural com a Revista Filme Cultura

Dalton Lopes Martins, José Eduardo Santarém Segundo, Marcel Ferrante Silva, Joyce Siqueira

Resumo: Softwares livres para criação de repositório digital, na área da cultura, que disponibilizem recursos de colaboração e participação social em rede ainda se apresentam como um tema em evolução.

Por isso,  há espaço para o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que visem fornecer recursos inovadores a partir de uma ferramenta de fácil instalação e utilização, ampliando o acesso de conteúdos culturais a toda a população. Neste sentido, a partir de um estudo de caso sobre sua implantação na Revista Filme Cultura, apresenta-se neste artigo o software livre Tainacan, desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás em parceria com o Ministério da Cultura e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Para apresentar a ferramenta descreve-se a motivação de seu desenvolvimento e suas funções principais a partir da visão do usuário e do administrador.  Para o estudo de caso utilizou-se a versão básica do Tainacan demostrando a robustez da solução e ainda a simplicidade de sua instalação. O Tainacan tem se mostrado uma ferramenta de fácil configuração e gestão por seus administradores, além de amigável e responsiva para o usuário final, se tornando uma contribuição importante de maneira a ampliar a criação de repositórios digitais na área da cultura.

Palavras-chave: Repositório digital; Software livre; Tainacan