Tainacan Alpha 0.3, 0.4 e 0.5 – O que temos de novo?

Desde nosso humilde lançamento da versão 0.2 do Plugin Tainacan no Fórum Internacional de Software Livre, tivemos pouco tempo para dar destaque as nossas versões mais recentes. De lá pra cá, muita gente já está botando a mão na massa com nossa versão de desenvolvimento e aos poucos vão surgindo os primeiros museus a terem seus repositórios digitais expostos via Tainacan.

Então vamos dar uma pausa para fazer justiça aos recursos e melhorias que estão chegando, afinal eles merecem 😉

Novidades

Azul Repositório, Turquesa Coleção

Após acaloradas discussões e planejamento entre nossos designers, o painel administrativo do Tainacan ganha uma cara nova. Não só está mais atraente e coerente com a identidade visual do Tainacan como ajuda a clarificar um conceito importante: a diferença entre os níveis Repositório e Coleção. No Tainacan, Metadados e Filtros de repositório são herdados pelas Coleções. Isso deve ficar mais claro agora:

Melhor filtragem

A listagem, busca e filtragem de itens recebeu melhorias significativas. A busca textual simples irá agora procurar texto em todos os metadados, incluindo de relacionamentos. Você também poderá notar que todo filtro  adiciona uma tag acima da barra de controle da busca, para fornecer uma visão mais clara de que valores estão sendo utilizados e também um modo rápido de se livrar deles.

Detail Screenshot: Filter Tags

Para aqueles que precisam filtrar listas gigantes de caixas de seleção (checkboxes), nós implementamos uma interface de navegação melhor, que funciona bem com termos hierárquicos e valores de metadados:

Filters
Modal de Lista de Seleção para navegação hierárquica.

Este tipo de modal também existe agora na página de edição de Item, quando se edita metadados cujo tipo de entrada é uma lista de caixas de seleções ou botões rádio.

Busca Avançada

Alguns podem estar bem servidos pelos filtros e a busca textual simples, mas às vezes, isso não basta. É aí que a Busca Avançada entra em cena. Através de seu formulário, você pode adicionar critérios de busca baseados em qualquer metadado de uma coleção ou repositório. Diferentes formatos de métodos de entrada serão oferecidos de acordo com o tipo de metadado escolhido, além de alguns comparadores úteis, tais como “Igual a”, “Diferente de”, “Contém”, “Menor que ou igual a”… e por aí vai. É claro, isto também estará disponível para sua listagem de itens no tema.

Advanced Search
Adicionando critérios de busca no modal de Busca Avançada.

Importadores

Criar uma coleção na mão pode ser cansativo ou mesmo impossível quando se trata de milhares de itens com dezenas de metadados cada. Por isso um dos recursos que estamos trabalhando são os importadores. Agora você finalmente pode importar coleções inteiras ou adicionar itens para uma existente, através de diferentes importadores. Até o momento, nós focamos em um Importador CSV, que é capaz de identificar atributos a serem convertidos diretamente no documento principal ou anexos de cada item. Temos também um Importador do Tainacan Legado, para todos os entusiastas que trabalharam com nosso protótipo.

Os importadores também estão documentados em nosso GitHub para quaisquer desenvolvedores interessados em criar seu próprio importador. Que tal migrar uma galeria do Flickr para seu site? Ou talvez dar uma nova casa pro seu repositório do DSpace? Tudo isso virá em breve. Por hora, uma coisa que você pode fazer com importadores como o de CSV é mapear metadados do arquivo fonte para uma coleção. Exatamente, caso você já tenha uma coleção existente, com texto, taxonomias, atributos numéricos, etc, você pode especificar cada atributo importado para seu metadado desejado.

A importação é executada como uma operação assíncrona, como um processo em plano de fundo, e você pode continuar navegando no seu site enquanto o trabalho duro está sendo feito pelo servidor. Você pode acompanhar o status disso pelo Modal de Processos:

Processes Popup
Acompanhe os processos em plano de fundo que estão em execução.

Mapeadores

Tão importante quando preencher suas coleções com dados relevantes é ter dados organizados de acordo com padrões, tais como o Dublin Core. O uso de um template ou esquema é muito comum em administração de repositórios e está agora disponível na lista de metadados de cada coleção. Outros padrões serão adicionados no futuro e você pode se aventurar em criar um seguindo nossa documentação.

Metadata Mapping
Mapeando uma coleção para Dublin Core.

Galeria em Tela Cheia

Para os usuários do Tema Tainacan, ou de qualquer tema que dê suporte ao Tainacan, agora também está disponível um novo modo de visualização para a lista de itens de sua coleção: a Galeria. A Galeria é o primeiro modo de visualização em tela cheia, que te permite dar o destaque que seus itens merecem. Ao invés da miniatura, é mostrado o documento em si, ou seja, pode ser uma imagem, um arquivo PDF, um arquivo de áudio ou mesmo um vídeo do YouTube. Os metadados, é claro, continuam disponíveis para visualização logo ao lado. E se você não estiver afim de ficar passando um por um, a reprodução automática irá trocar cada item por si só, a cada 5 segundos.

Galeria: reprodução automática.
Galeria: reprodução automática (imagem da Coleção Reserva do Museu da República).
Galeria: Metadados e Documento
Galeria: Metadados e Documento

Edição em Sequência

Editar itens em massa tem a vantagem de atribuir um valor para um certo metadado em vários itens. Mas às vezes, queremos editar um conjunto de itens, um após o outro, como quando acabamos de adicionar novos de uma vez. Neste caso, podemos selecionar os itens e iniciar uma Edição em Sequência:

Edição de Itens em Sequência
Edição de Itens em Sequência

 

Baixe agora!

A versão Alpha 5.0 do Tainacan já está disponível no repositório oficial de plugins do WordPress e você pode instalá-la com um simples clique:

Tainacan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *