Tainacan Alpha 0.6 – Ícones, Facetas, Adição em Massa e o Novo Importador

Estamos caminhando rumo à versão Beta com muita perseverança e hoje temos o prazer de apresentar mais uma atualização com importantes novidades. Vem com a gente!

Novidades

Tela Inicial do Plugin

Até o momento, a primeira coisa que se enxerga ao entrar no plugin Tainacan é a listagem de coleções. Isto está prestes a mudar com o lançamento da Tela Inicial do plugin. Nela temos atalhos para as principais telas de nível Repositório e Coleção, além de espaço para novos recursos que chegarão em breve como um sumário de atividades e processos em execução.

Uma visão prévia das suas coleções, e alguns atalhos úteis na tela inicial.

Fonte de Ícones

Logo na página inicial, outra novidade pode ser notada: a implementação da fonte oficial de Ícones Tainacan, elaborada pela equipe de design do projeto a partir dos ícones da Material Design. Eles são resultado do esforço e estudo para uma melhor representação dos paradigmas mais pertinentes ao Tainacan, tais como as Taxonomias e Metadados.

Ícones Tainacan

Total de Itens e Facetas

Configurar diversos filtros para sua coleção é uma tarefa fácil com o Tainacan, mas a experiência de navegar pelos itens utilizando estes pode ficar ainda melhor. A partir da versão 0.6 está disponível a exibição do total de itens por faceta, o que significa que  você pode saber quantos itens responderão à uma busca antes mesmo de aplicá-la, considerando a configuração atual de filtros ativos. A busca está mais inteligente, e tratará de exibir somente opções de filtros que resultem em pelo menos um item.

Isso vem acompanhando de uma considerável refatoração no nosso endpoind de facetas, que agora opera até 50% mais rápido do que na versão anterior.

Adição de Itens em Massa

Através dos importadores, já é possível enviar vários itens para sua coleção e mapeá-los para diferentes tipos de metadados. Mas há um fluxo novo de importação chegando para o Tainacan, que pode te atender ainda melhor: a Adição em Massa.

Ela se resume em 2 a 3 passos:

  1. Faça o upload de documentos que constituirão seus itens, a partir do seu computador. Isso pode ser feito com um simples arrastar e soltar:
  2. Configure, com os itens criados agora como rascunho, os metadados em comum entre eles, que serão editados em massa: Edição em massa dos itens updados
  3. Por fim, se desejar, entre na Edição em Sequência dos itens criados, para configurar seus metadados específicos:Edição em Sequência

Blocos Tainacan para o Gutenberg

O WordPress 5.0 está prestes a ser lançado com seu novo editor de posts WYSIWYG, o famoso Gutenberg. Muitos usuários já veem experimentado esta nova forma de edição em blocos através do plugin oficial. Nós, é claro, não queremos ficar pra trás e já estamos trabalhando para prover algumas maneiras mais intuitivas de se inserir conteúdos relacionados ao seu acervo digital do Tainacan em qualquer página de seu site. Então como primeiro experimento, apresentamos um bloco Gutenberg para um mosaico de itens de uma coleção:

Bloco Gutenberg para mosaico de itens

Melhorias no Importador CSV

Enquanto diversos Museus já dão seus primeiros passos utilizando a nova versão do Tainacan, nós recebemos muitos feedbacks sobre o importador CSV, peça importante da migração dessas instituições. Por isso dedicamos uns bons bytes para a correção de erros no Importador, além de adição de algumas novidades:

  1. A possibilidade de configurar status dos itens a serem importados, através do campo especial special_item_status.
  2. Opção para “atualizar” ao invés de inserir itens, usando o campo especial special_item_id.
  3. A poderosa opção de criar metadados automaticamente, caso eles ainda não existam na coleção. Por padrão este recurso cria metadados tipo texto, mas você pode, no cabeçalho da coluna do arquivo CSV, passar atributos que definem o tipo e outras opções de um metadado, por exemplo:
    Name,Subject|taxonomy|multiple|required,Internal code|numeric|required|collection_key_yes|status_private
    Um arquivo CSV com um cabeçalho como o acima, criará um coleção onde:

    • A primeira coluna será mapeada para um metadado de texto simples chamado Name;
    • A segunda coluna será mapeada para um metadado tipo taxonomia, que pode ter múltiplos valores, chamado Subject;
    • A terceira coluna será mapeada para um metadado tipo numérico, de nome Internal Code, obrigatório, que não pode ter valores repetidos entre itens e de status privado.

São muitas novidades e nós sabemos que à medida que o importador cresce seu uso fica mais complexo, por isso estamos trabalhando em uma documentação para isso: https://wiki.tainacan.org/index.php?title=Importador-csv#See

Importador CSV de Vocabulários

Por fim, temos um novo importador na área: O importador de  vocabulários. Com ele fica fácil criar vários termos de uma vez, para serem utilizados em futuras classificações de seus itens via metadado tipo taxonomia.

Visite a sua documentação para aprender como preparar o seu CSV e importar seu vocabulário.

Tela do Importador de Taxonomias

 

Baixe agora!

A versão Alpha 0.6 do Tainacan já está disponível no repositório oficial de plugins do WordPress e você pode instalá-la com um simples clique:

2 thoughts on “Tainacan Alpha 0.6 – Ícones, Facetas, Adição em Massa e o Novo Importador

  1. Parabéns a toda a equipa de desenvolvimento.
    Muita vontade de ver e testar uma versão mais madura. Pena não ter um instalador de sample data ( o import não funciona a 100%), em que fosse reproduzida uma instalação base.
    Bom, força, sucesso para o projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *