Tainacan Alpha 0.7 – Exportadores e URLs alternativas

Nos despedimos de 2018, ano que finalmente trouxe o projeto Tainacan para o repositório oficial de plugins do WordPress e agora queremos começar 2019 a todo vapor, apresentando a versão 0.7 do plugin. Abaixo destacamos as principais novidades!

Novidades

Exportadores

Colocar sua exposição virtual no mundo é fácil com o Tainacan, mas tê-la salva externamente, seja para tratar dados ou para guardá-los offline pode ser útil. Para isso existem os exportadores, que podem ser encontrados no novo menu do repositório. Por hora, implementamos um exportador CSV, mas outros formatos virão em breve 😉

Configurações do exportador CSV com mapeamento Dublin Core

URLs alternativas e Mapeadores

Interoperabilidade é uma palavra chave quando se trata de acervos digitais. Sabemos da importância de se poder expor seus dados em diferentes formatos e padrões para permitir integração entre plataformas. Por isso estamos trabalhando desde já para fornecer diversos meios de se ver sua lista de itens de uma coleção, para além da API JSON, através das URLs alternativas. Para acessá-los, basta clicar no botão URLs, localizado na barra de controle da lista de itens:

Um modal te oferecerá o link para a lista atual no site, prontinha pra ser compartilhada, além dos formatos disponíveis até o momento: Tabela HTML pura e CSV. Para cada formato, diferentes mapeadores poderão estar disponíveis, começando nesta versão pelo Dublin Core, esquema de metadados amplamente utilizado.

Em breve lançaremos URLs para expor o conteúdo em outros formatos como RDF (JsonLD) e XML.

Modal de URLs alternativas para lista de itens

Você também notará, ao compartilhar a própria página da lista de itens, que nossas URLs estão mais curtas. Agora as URLs, que levam toda a informação dos filtros e busca que estão feitos, ficarão melhores de serem compartilhadas.

Nova Tela de Atividades

As atividades (em versões anteriores chamadas de “Eventos”) agregam o registro de ações feitas pelo usuário e os processos executados pelo sistema. Nesta versão, trazemos uma tela de atividades otimizada, onde cada alteração pode ser visualizada em um modal:

Modal de uma atividade aberto, mostrando alterações na lista de anexos de um item.

A aba “Processos” onde estão os processos em plano de fundo tais como importadores e exportadores também recebeu uma repaginada, com melhores status para indicar o andamento de seus processos:

Atividades do Item

A lista de atividades também existe no nível de uma coleção, e agora, para dar ainda mais visibilidade sobre as edições feitas, também existe na página de visualização de Item no plugin:

Tela de visualização do Item com a lista de atividades.

Experiência de carregamento otimizada

Aguardar a chegada de itens vindo do servidor pode ser uma experiência tediosa quando se trabalha com coleções gigantescas carregadas de metadados. Pensando nos milissegundos ou mesmos segundos que podemos viver nesta espera, nossa equipe de design trabalha com novas formas de feedback visual. No painel administrativo, temos agora um ícone de carregamento customizado do Tainacan:

Já na lista de itens no seu site WordPress, cada modo de visualização agora apresentará uma prévia do formato que se espera do conteúdo que está sendo carregado, tanto para o carregamento da lista de itens e filtros, quanto para o carregamento das imagens:

Detalhes pequenos mas que fazem diferença!

Baixe agora!

Para celebrar esta nova versão e o início de um novo ano, a Fabs criou essa animação com o logo do Tainacan, utilizando os softwares livres Blender e Gimp. Gostou? Você pode baixar o projeto do blender e do gimp e brincar também!

A versão Alpha 0.7 do Tainacan já está disponível no repositório oficial de plugins do WordPress e você pode instalá-la com um simples clique:

Tainacan




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *