Tainacan vence “The Big Hackathon” na 12º Campus Party Brasil

A 12º edição da Campus Party ocorreu em São Paulo entre os dias 12 a 17 de fevereiro. O tradicional evento de tecnologia, inovação, entretenimento e cultura digital reúne empresas, celebridades, profissionais e entusiastas do Brasil e do Mundo há mais de 10 anos.

Dentre as atividades na programação do evento, os “hackathons” têm destaque por serem atividades que reúnem pessoas de diferentes lugares e profissões para criarem juntos soluções tecnológicas que resolvem problemas ou criam uma nova forma de fazer a mesma coisa.

O desenvolvedor Mateus Luna, que faz parte da equipe do Tainacan, esteve presente na Campus Party e participou da competição “The Big Hackathon” junto com seus colegas mestrandos Deuslirio Junior e Eduardo Souza, do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás. O grupo “Os Seis Três” optou pelo tema Saúde na disputa, que é promovida pela Prefeitura de São Paulo.

O desafio consistiu em elaborar, no prazo 72 horas, uma proposta de melhoria na forma como a Ouvidoria do SUS de São Paulo poderia organizar e visualizar os protocolos de reclamação da população, que atualmente ficam registradas em uma planilha Excel com mais de 300 mil linhas.

Depois do trabalho de análise e tratamento da planilha, o grupo migrou os dados para uma instalação do WordPress com Tainacan e estruturou as mais de 300 mil reclamações como itens únicos em uma coleção no repositório. A solução permitiu visualizações interativas, possibilidade de gestão e qualificação das informações de cada reclamação e todas funcionalidades que o Tainacan oferece na gestão de acervos.

O trabalho do grupo “Os Seis Três” superou a expectativa dos gestores e rendeu ao grupo o primeiro lugar no The Big Hackathon. A vitória chamou atenção dos gestores da Ouvidoria do SUS que estavam acompanhando a competição, que dias depois entraram em contato com o Laboratório de Políticas Públicas Participativas para estudar a possibilidade de implementação do Tainacan na instituição.

Outros dezessete grupos participaram da mesma competição que premiava o melhor trabalho desenvolvido dentre todos os grupos e também as melhores soluções em cada um dos cinco eixos temáticos: Direitos Humanos, Educação, Finanças, Governo Aberto ou Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *