Primeiros passos

English version

Instale

Tainacan é um plugin para WordPress. Visita a página de Download para mais informações sobre como instalá-lo.

Depois de instalado, você vai ver um novo menu no seu painel administrativo chamado “Tainacan”, clique nele para abrir seu ambiente de gestão.

Para entender um pouco melhor os conceitos principais do Tainacan, visite esta página.

Crie uma coleção

Clique em “Nova coleção” para criar uma coleção. Você pode utilizar um padrão de metadados pré-definido ou começar uma coleção do zero.

Configure sua coleção

Navegue pelo menu superior para configurar sua coleção. Crie os metadados que serão utilizados para descrever seus itens e escolha, dentre esses metadados, quais serão utilizados como filtros na busca facetada.

Adicione itens

De volta a tela inicial da sua coleção, clique em Adicionar Item para manualmente criar um item ou para importar de uma fonte externa.

Gerencie e navegue na sua coleção

Por meio deste ambiente administrativo você pode gerenciar e navegar na sua coleção, utilizando uma busca facetada, busca avançada e funções de edição em massa de itens.

Se quiser visitar a lista de coleções de fora da área administrativa, visite http://endereco-do-seu-site/collections.

Configure Taxonomias

Seus metadados também podem ser taxonomias, que você pode criar e editar como um vocabulário hierárquico de termos e definições.

Adicione links ao seu menu

De volta ao painel do WordPress, edite seus menus e adicione links diretos para suas coleções. Clique em “Opções de Tela”, na parte superior da página, e habilite a opção “Coleções”.

Se quiser adicionar um link para a listagem de todas as coleções, clique na aba “Ver todas”, dentro da caixa de coleções, e selecione a primeria opção, chamada “Arquivo de Coleções” para adicionar ao seu menu.

Busca facetada no seu tema

Sugeriamos que você utilize o tema padrão do Tainacan para uma experiência completa das possiblidades da ferramenta.

No entanto, estamos trabalhando para que você possa ter acesso a busca facetada em qualquer tema que estiver utilizando, sem a necessidade de programação.

Para isso, você pode utilizar um “shortcode” do WordPress em qualquer página do seu site (recomendamos um modelo de página que não possua barra lateral), informando o ID da coleção que quer exibir.

Exemplo: [tainacan-search collection-id=4]