Logo do Tainacan

Um software livre, flexível e potente para criação de repositórios de acervos digitais em WordPress.

Software Livre Brasileiro

O Tainacan é desenvolvido pelo Laboratório de Inteligência de Redes da Universidade de Brasília, com apoio da Universidade Federal de Goiás, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e do Instituto Brasileiro de Museus.

O Tainacan é um software livre, e não tem nenhum custo de instalação ou atualização, podendo ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. Ou seja, você pode não só baixar e utilizar gratuitamente o Tainacan, como pode contribuir para o seu desenvolvimento e melhoria.

O Tainacan contribui para a preservação, e comunicação da produção cultural na Internet, por meio da gestão e compartilhamento de acervos. Além de catalogar, organizar, armazenar e compartilhar informações, ele se adapta às necessidades do usuário, permitindo que você configure e personalize suas coleções. Para isso, ele oferece uma série de recursos customizáveis, como a criação de coleções, metadados, itens, filtros e muitos outros. Veja seguir alguns desses recursos.

O Tainacan é uma solução tecnológica para a criação de coleções digitais na Internet. Pensado para atender a realidade das instituições culturais, ele é um software gratuito, que permite a gestão e a publicação de acervos digitais de forma fácil e intuitiva. Pode ser utilizado para o desenvolvimento de repositórios e bibliotecas digitais, bem como ações de comunicação, exposições e de difusão de acervos digitais.

Gestão e Publicação

O Tainacan é um plugin e um tema do WordPress. Isso quer dizer que para você conseguir utilizar o Tainacan, você tem que ter uma instalação do WordPress ativa. O WordPress possui um painel administrativo que permite ao usuário realizar a gestão e a publicação de seu acervo. É por meio do painel que podem ser criados diferentes perfis de usuários, com diferentes níveis de acesso às coleções, bem como podem ser criadas diferentes páginas web para a comunicação dos acervos.

Fácil Organização

O repositório é composto por coleções que são compostas por itens. Os itens podem ser adicionados em massa ou individualmente, diretamente do seu computador ou por vias externas, por meio de importadores.  De acordo com a necessidade de cada coleção é possível configurar taxonomias, metadados e filtros específicos. Todas as atividades realizadas no plugin são registradas e listadas podendo assim ser verificadas pelos moderadores.

Busca Facetada

Explore sua coleção (e deixe visitantes explorarem) usando a interface de busca facetada com filtros à sua escolha.

Organização e Publicação

Use um padrão pré-definido de metadados ou defina livremente o conjunto de metadados adequados para descrever os itens de sua coleção. Além disso, escolha quais desses metadados serão utilizados como filtros (facetas) para explorar seu repositório.

Gerencie Taxonomias

Gerencie vocabulários (controlados ou não) que podem ser compartilhados por todas as suas coleções.

Temas

O tema padrão Tainacan possibilita a publicação e apresentação de coleções de um jeito bonito, eficiente e responsivo (funciona em qualquer tamanho e formato de tela).

Mas o uso do tema padrão não é exclusivo, o plugin Tainacan também funciona com qualquer tema WordPress. Para desenvolvedores, é fácil adicionar suporte a funcionalidades do Tainacan a um tema existente.

Casos de Uso

Conheça algumas interfaces desenvolvidas que utilizam o Tainacan

API e Interoperabilidade

O Tainacan implementa uma API RESTful (de leitura e escrita) que permite que outras aplicações interajam com seu repositório. Exponha suas coleções em diferentes formatos, como Json, JsonLD, OAI-PMH.

Caso sua coleção utilize um padrão personalizado de metadados, você pode a mapear para padrões de metadados como o Dublin Core, entre outros em desenvolvimento.

Comunidade Open Source

O Tainacan é um software livre de código aberto com licença GPLv3. Devido a essas características uma comunidade foi sendo construída ao longo do tempo com o objetivo de colaborar no desenvolvimento do software. Faça parte da nossa comunidade! Você pode colaborar fornecendo informações sobre sua experiência com o Tainacan ou até mesmo desenvolvendo novas aplicações e funcionalidades. Seja bem-vinda(o)!