Conteúdo
Em meio à pequenas correções de erros lançadas nos últimos meses, temos um último grande lançamento para 2024, que traz uma funcionalidade há muito pedida pelos usuários.
Novidades
Dados da Publicação: editando autor e o link de um item
Para aqueles familiarizados com como o WordPress funciona, transferir a autoria de um post ou alterar seu link deveria ser algo simples, usando uma interface como ao lado, mas no Tainacan nós sempre mantivemos isso escondido. Após mais e mais casos de uso onde itens foram importados por um certo usuário e depois seu “criador” precisava ser alterado para outro usuário, achamos que estava na hora de expor esta funcionalidade no nosso formulário de item.
Para trazer estas novas opções, porém, precisamos de uma repaginada em nosso formulário de edição de item, movendo algumas coisas de lugar e criando uma nova seção que estamos chamando de “Dados da publicação” (para reforçar a diferença destes campos para os metadados). Esta área irá receber também opções já existentes, podendo conter:
- O campo para alterar o Autor do item;
- O campo para mudar os Slug do item (parte identificadora da URL);
- O campo para mudar o Status do item;
- O campo para permitir mostrar comentários no item;
Além disso, todas as novas funcionalidades são opcionais, da mesma forma que “Habilitar comentários” era opcional antes. Então vamos olhar primeiro como fica o formulário de edição da coleção com estas novas opções. Por padrão, nenhuma das opções está habilitada. Isso implica que a única coisa que o usuário vai poder alterar é o Status do item.
Aqui está o formulário do item com a opção do Status reposicionada para o canto superior direito do formulário, acima do documento:
Isto aposenta o dropdown que ficava no rodapé do formulário, onde ao clicar em “Concluir” você também poderia trocar status. Agora este dropdown é um simples botão de “Concluir” que sai do formulário. Se você tem fortes razões para manter os status onde ficava antes, uma variável poderá ser alterada via código itemEditionStatusOptionOnFooterDropdown
, usando o filtro tainacan-admin-ui-options
.
A partir do momento em que mais opções são habilitadas no formulário de coleção, porém, esta área muda. E surge a seção de Dados da Publicação:
O rótulo “Dados da publicação”, como visto acima, pode ser alterado no formulário da coleção. Agora podemos focar nos novos campos…
Para alterar o autor do item, o usuário pode clicar no “x” no campo de autoria e pesquisar por nomes de usuários. Uma vez selecionado um novo usuário, um aviso será mostrado:
Isso é para deixar extra claro que esta ação é perigosa. Se um usuário por exemplo só tem permissão para editar itens que ele mesmo é autor, ele deixará de poder editar o item a partir do momento em que clicar em “Confirmar”. Administradores e Editores em geral, é claro, podem editar o item mesmo não sendo os designados como Autores do item.
Já para editar o link, o que temos na verdade é a opção de alterar o “slug”, que é uma versão sanitizada do nome do item (sem acentos, espaços, aspas, etc) que constrói o final da URL do mesmo. Esta alteração nunca é imediata, há um pequeno “carregamento” que ocorre quando o usuário termina de digitar. Isso acontece para validar se o endereço proposto conflita com outro já existente, visto que um mesmo link não pode levar para mais de uma página. Caso haja, o próprio campo irá inserir um “-2”, ou “-3”, com uma sequência de números para diferenciar aquele slug de outro já presente no banco de dados.
Por fim, estas mudanças também se refletem na página do item dentro do admin:
O mais importante aqui é notar que o botão “Página do item no site” não estará mais presente no rodapé desta página, visto que o link foi parar exatamente no campo “Slug”.
Editando autores em massa
Obviamente, agora que você pode editar a autoria de itens um a um, provavelmente sentirá falta de fazê-lo com vários de uma vez… Não se preocupe, basta selecionar vários itens e clicar em “Editar itens selecionado em massa”. No modal, você poderá selecionar o campo “Autoria”:
Editando autores e slug via importador CSV
Mas ainda mais interessante pode ser a demanda de se editar via importador CSV vários itens. Para isso, temos algumas novidades em nosso exportador. Ao se exportar uma coleção agora, as colunas special_item_author
e special_item_slug
estarão presentes, permitindo que você veja e edite estes campos. Dois detalhes importantes porém devem ficar claros:
special_item_author
trás o username do autor no banco de dados, isto é, o nome de usuário que foi gerado para que seja feito o login. Este é um campo único, geralmente sem espaço ou caracteres especiais, em oposição ao nome completo ou email;special_item_slug
trás apenas o slug do item, e não sua URL inteira. Esta informação você vai ter no campopublic_url
, que por sua vez não pode ser editado via importação;
Com estas colunas, estes dois podem ser alterados em seu editor de planilhas. Lembre-se de fornecer username
de autores válidos e slug
s únicos, caso contrário você receberá mensagens de erro durante sua importação.
Melhorias
- Diversas melhorias na forma como arquivos são carregados na importação, viabilizando a incorporação de links diretos a arquivos do Google Drive;
- Melhoria na detecção de arquivos não encontrados em itens privados;
- Melhorias estéticas no modal de busca avançada;
- Esconde melhor componentes do controle da busca quando desativados no bloco de Busca Facetada;
Correções de erros
- A tela de Relatórios estava quebrando independentimente da quantidade de dados que precisava carregar.
- Erros de metadados filhos de compostos não estavam sendo apresentados apropriadamente no formulário de edição do item à depender do fluxo de edição;
- Ordenação de itens selecionados em blocos manualmente estava invertida;
- Sobreposição de itens dos modos de visualização Masonry e Fichas sem se colapsar o painel de filtros;
- Inconsistências na ordenação de anexos;
- Carregamento de traduções no momento apropriado seguindo mudanças de avisos do WordPress 6.7
Para desenvolvedores
- O repositório de metadados agora aceita a chamada do método
fetch()
sem parâmetros; - Nova opção
itemEditionStatusOptionOnFooterDropdown
, que pode ser passada para o filtrotainacan-admin-ui-options
.
Baixe agora!
A versão 0.21.12 do Tainacan já está disponível para download no repositório de plugins do WordPress, assim como as atualizações necessárias do tema Tainacan Interface, do plugin de Integração com o tema Blocksy e do plugin de Modos de Visualização Extra: