A equipe de pesquisa e desenvolvimento do software livre Tainacan está trabalhando para que objetos 3D manipuláveis possam fazer parte de repositórios digitais do plugin.
O primeiro protótipo apresenta uma interface própria para a manipulação de elementos e apresentação de objetos 3D. O envio destes objetos acontece da mesma maneira que outros itens já compatíveis com o Tainacan, na página de envio de novos itens.
Já para a visualização em instalações utilizado o tema do Tainacan para WordPress, os itens em são apresentados de acordo com as preferências de visualização selecionadas durante seu envio. A exibição de itens 3D ainda permite sua rotação, zoom, iluminação, colorização e régua medidora.
A compatibilidade com objetos em 3D segue acompanhada de todas as funcionalidades do Tainacan como a configuração de metadados, taxonomias, filtros e muito mais.
Repositórios 3D: perspectivas e desafios na FGV/RJ
O protótipo do Tainacan para objetos tridimensionais foi apresentado durante o seminário Repositórios 3D: perspectivas e desafios, promovido pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro.
O evento abordou a temática com enfoque em novas soluções para a gestão de acervos digitais em 3D que, com características próprias, reúnem uma série de especificidades e exigem soluções que garantam a compatibilidade com arquivos específicos e o processo de renderização dos mesmos para a sua navegabilidade em diferentes formatos de exibição.
Para o protótipo foram utilizados arquivos ‘.nxz’, mas outros formatos e novas funções podem fazer parte de futuras versões a partir dos debates na lista de discussão do Tainacan. (inscreva-se aqui)