Tainacan Beta 0.21.14 – Novo Status: “Pendente”

O ciclo da versão 0.21.x se aproxima de sua conclusão e enquanto trabalhamos ativamente na versão 1.0.0, temos uma pequena atualização com duas novidades mais “técnicas” e uma série de correções de erros.

Novidades

Novo Status: “Pendente”

Usuários mais experientes sabem que temos 5 “status” que um item do Tainacan pode assumir em seu ciclo de gestão:

  1. Rascunho automático;
  2. Rascunho;
  3. Privado;
  4. Público;
  5. Lixeira;

Tradicionalmente não pensamos em Lixeira e Rascunho automático, como status embora eles estejam ali. O mais comum é que se use do Rascunho para se editar um item que ainda não está pronto e então quando finalmente o estiver, publicarmos o item de forma Pública ou Privada (somente usuários logados com as devidas permissões podem ver itens Privados, mas ainda assim estão “publicados”).

Com esta versão apresentamos um status intermediário, o Pendente. Neste status, o item ainda não está publicado (nem de forma privada) e portanto não possui ainda uma página sua própria (com endereço e URL/slug reservados). É portanto similar ao rascunho, embora tenha um importante diferencial: nele são validados os metadados obrigatórios. Ou seja, ao salvar um item Rascunho, o usuário não precisa preencher todos os campos, afinal aquele item ainda é “só um rascunho”. Mas ao salvar um item como Pendente, embora ainda não esteja pronto para publicação ele está – pelo menos do ponto de vista de seu autor – “pronto” para uma revisão. Desta forma ele só pode ser salvo com metadados obrigatórios preenchidos.

Formulário de status na página do item, incluindo o novo “Pendente”

E como se daria esta revisão? O Tainacan não impõe restrições sobre um fluxo de revisão. Uma vez que um item está Pendente, este rótulo pode servir meramente para classificação do próprio autor (algo como, “vou olhar estes mais tarde antes de publicar”). Mas se o perfil daquele usuário não tiver autorização para publicar itens, então o status Pendente se torna uma forma de um usuário que tem tal permissão (um editor, ou revisor, se preferir), saber que aquele item está pronto para sua análise. Mas é importante deixar claro: mesmo Pendente um item pode ainda ser editado e atualizado pelo usuário que o criou, ou por qualquer outro que tenha essa permissão.

As implicações deste novo status são a presença de novos elementos na interface. Você verá abas e opções de status nas listas e formulários de itens, coleções e taxonomias.

Abas de status na lista de itens incluindo o novo “Pendente”

Novas permissões: “Editar itens privados” e “Remover itens privados”

Ao revisarmos nossas permissões buscando manter uma maior compatibilidade com aquelas oferecidas pelo WordPress para posts e páginas, observamos que a capacidade de se poder editar ou remover itens privados estava vinculada diretamente à permissão de se editar itens de outros usuários. Embora esta associação possa fazer sentido em alguns cenários, acreditamos que é válido separar as funcionalidades, para que por exemplo, um usuário posso editar seus itens privados sem poder editar itens de outros usuários. Por isso agora, na lista de permissões de cada função de usuário, você verá estas duas novas opções.

Se seus usuários eram Administradores ou Editores com permissões de mais alto nível (como “Gerenciar a coleção”) você não precisará fazer alterações. No entanto, se construiu perfis de usuário com granularidades maiores como poder editar itens de outros mas não poder editar itens públicos, vale dar uma conferida em como estão estas configurações para atender melhor ao que deseja no seu repositório.

Melhorias

Hierarquia de permissões no formulário de função de usuário

Um ajuste pequeno mas que deve ajudar a compreender melhor as relações de permissões no que diz respeito à edição de itens foi trago para o formulário de função de usuário. Ao acessar a área de edição das permissões de itens de coleção, alguns checkboxes estão interdependentes.

Os rótulos também foram adaptados para reforçar a natureza destas permissões. Estamos atualizando nossa documentação sobre o assunto na Wiki, mas não custa nada reforçar:

Visualização

  • Por padrão, o usuário pode ver itens Públicos de todos mundo;
  • Por padrão, o usuário também pode ver itens Privados, Pendentes ou Rascunho que ele tenha criado;
  • Se o usuário tiver a permissão Ver itens privados de outros ele pode ver itens Privados criados por outros.

Edição

  • Se o usuário tiver a permissão Editar itens ele pode criar e salvar itens Rascunho automático, Rascunho e Pendentes, desde que sejam itens dele. Ele também vai poder editar (porém não publicar com públicos) itens Privados que sejam dele. Sem esta permissão, não se faz nada de edição ou remoção, mesmo tendo alguma das permissões à seguir.
    • Para publicar itens como Público, o usuário precisa ter a permissão Publicar itens. Sem esta ele não publica nem seus próprios itens.
    • Se o usuário tiver a permissão Editar itens públicos ele pode editar itens Públicos, inicialmente os dele.
    • Se o usuário tiver a permissão Editar itens privados ele pode editar itens Privados, inicialmente os dele.
    • Se o usuário tiver a permissão Editar itens de outro ele pode editar itens Privados, Rascunho automático, Rascunho e Pendentes, de outras pessoas. Quando combinada com a Editar itens públicos ou Editar itens privados também pode editar os respectivos status de posts de outros usuários.
    • Se o usuário tiver a permissão Deletar itens ele pode salvar seus itens como Lixeira (colocar na lixeira), exceto os que estão publicados como Públicos ou Privados. Sem esta permissão, não se faz nenhuma remoção, mesmo tendo alguma das permissões à seguir.
      • Se o usuário tiver a permissão Deletar itens de outros ele pode salvar itens Rascunho automático, Rascunho ou Pendente de outras pessoas como Lixeira (colocar na lixeira). Sem esta permissão, não se remove posts de outras pessoas.
      • Se o usuário tiver a permissão Deletar itens públicos ele pode salvar itens Públicos de outros usuários como Lixeira (colocar na lixeira).
      • Se o usuário tiver a permissão Deletar itens privados ele pode salvar itens Privados de outros usuários como Lixeira (colocar na lixeira).

Outras melhorias

  • Permite a existência de links clicáveis dentro da descrição do Termo de Taxonomia e da Coleção;
  • Melhora a tradução de alguns componentes da edição de papéis de usuários;
  • Automaticamente troca de aba no componente de inserção de termos quando um novo termo é inserido;
  • Exibe a aba de status Privado mesmo quando o usuário não tem permissão para ver itens privados (isso porque ele pode ver itens privados criados por ele mesmo);
  • Melhor detecção do estado do painel de filtros no admin para ajuste de modos de visualização Masonry. Também aceita quebra de linhas nestas descrições;

Correções de Erros

  • Corrige exportação de metadados tipo URL, que estava limpando os links;
  • Corrige links adjacentes no contexto de lista de itens de termos;
  • Correção de erros menores no formulário de edição da coleção;
  • Correção de estilos inconsistentes nos “Passos de seção” do formulário de envio de itens;
  • Corrige erros na entrada de relacionamentos dentro do formulário de edição em massa;
  • Corrige erro onde o metadado numérico não aceitava zero (0) quando era obrigatório;

Para desenvolvedores

  • Novo filtro get_tainacan_item_gallery permite que desenvolvedores modifiquem, via plugin ou tema, o código que gera a galeria de mídias dos itens Tainacan;

Baixe agora!

A versão 0.21.14 do Tainacan já está disponível para download no repositório de plugins do WordPress:

https://br.wordpress.org/plugins/tainacan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *