Tainacan Beta 0.20.3 – Gerenciando e exibindo termos de taxonomias

As taxonomias do Tainacan sempre foram recursos poderosos para se criar vocabulários de categorização em seu acervo digital. Por isso enxergamos diversas melhorias que podem ser tragas para o processo de criar, editar e remover termos de Taxonomia. Além disso, estas formas de categorização podem ganhar tal importância, de forma que você queira mostrá-las para o público em seu site, da mesma forma que mostramos coleções. Por isso, com esta atualização, estamos dando mais poder para as Taxonomias. Algumas das novidades dependem também da atualização dos temas, por isso lembre-se de tê-los em sua última versão também!

Novidades

Lista de Taxonomias e Termos no site

No canto superior do painel administrativo do Tainacan, está disponível agora um novo botão, que leva para a lista de Taxonomias na parte pública do site em /taxonomias:

A lista terá a aparência padrão de uma listagem de posts tradicional do seu tema. Clicando em uma Taxonomia, você é redirecionado para a Lista de de Termos desta Taxonomia. Veja a seguir exemplos desta lista no Tainacan Interface e no Blocksy, respectivamente:

Cada um dos temas tem diferentes modos de visualização destes termos, além de opções de exibição. Em cada cartão de termo, é possível ver links para a lista de itens do termo e para os termos filhos (quando houverem), que nada mais é do que a própria lista de termos atual filtrada para mostrar os termos filhos de um determinado termo.

A lista também é renderizada em temas que não oferecem suporte ao Tainacan, com um layout mais tradicional de listagem de posts. Diversos filtros foram criados para que os desenvolvedores possam alterar o layout dessas listas, seja via plugins seja via temas.

Refatoração do formulário da Taxonomia

O formulário de edição de taxonomia recebeu um novo layout em duas colunas e com rodapé fixo, similar ao da edição de itens. A ideia é condensar as opções mais importantes no lado esquerdo e dar espaço à direita para a nova área de edição de termos, que antes ficava escondida em uma aba.

Temos também uma nova opção: “Habilitar hierarquia de termos”, que é ativa por padrão, mas que agora permite que sejam configurados termos que não permitam a criação de hierarquias, resultando em visualizações lineares menos complexas.

Edição Múltipla de Termos

A nova interface que lista os termos da Taxonomia no formulário te permite navegar pela hierarquia e escolher vários termos, seja através de uma seleção manual em diversos níveis, seja através de uma seleção completa de uma coluna (que inclui todos os termos filhos de algum termo). Assim como antes, você pode editar ou remover eles individualmente, mas o interessante é que com mais de um selecionado surgem as opções para remoção múltipla ou edição múltipla de termos pai.

Ao tentar remover termos, são oferecidas duas opções:

  • Remover apenas os termos selecionados – Se algum destes termos possuir termos filhos, estes termos filhos serão “promovidos” um nível acima na hierarquia, antes dos seus pais serem removidos;
  • Remover termos selecionados e seus filhos – Elimina toda a hierarquia descendente e os termos selecionados;

Ao se alterar o termo pai de múltiplos termos, fica fácil manipular ramos inteiros da árvore de hierarquia. você pode trocar termos de pai ou mesmo definir múltiplos termos como raiz. Se houverem termos filhos, eles permanecerão sendo filhos dos termos selecionados, mudando sua “genealogia” junto.

Inserção Múltipla de Termos

A interface nova também oferece um cenário especial para inserção múltipla de termos, sem a necessidade de ser usado um importador CSV. Com o botão “Inserir múltiplos”, você recebe um modal de criação de termos similar ao existente na configuração do metadado tipo Caixa de Seleção:

A entrada de texto pode receber de uma vez só diversos termos intercalados por algum separador de escolha sua, como vírgula ou ponto e vírgula. A quebra ocorrerá automaticamente ao ser colado o texto.

Melhorias

  • Imagem de Termos carregada com tamanhos diferentes em diferentes contextos para melhorar o tempo de carregamento das listas de termos;
  • Respeito à constante de limite máximo de itens (por padrão 96) em listagens. Este valor é definido por uma constante do PHP e agora irá refletir melhor em diversos locais da interface. Futuramente esta opção estará disponível visualmente;
  • Exibição do nome das seções de metadados mostrados no CSV exportado;
  • Exibição de erros mais claros no formulário de seções de metadados;
  • Rodapé do formulário de Coleção aparece de forma fixa, como no de Taxonomia e de Item;
  • Exibições de nomes de arquivos na galeria de mídias com quebra de linha forçada;

Correções de Erros

  • Corrige problemas ao se desabilitar metadados nível repositório ou trocar eles de seção;
  • Correção de erros de acesso no formulário de submissão do item;
  • E muitas outras resoluções de bugs!

Temas

Tainacan Interface

Além dos templates necessários para mostrar a lista de termos, o Tainacan Interface recebe um recurso avançado para aqueles que querem customizar mais o seu cabeçalho e rodapé. Agora no menu Personalizar -> Configurações do Cabeçalho -> Elementos e Layout do Cabeçalho, há uma nova opção para carregar o cabeçalho a partir de “partes de modelo” feitas em blocos. Na prática, isso quer dizer que o conteúdo do cabeçalho não será mais criado e gerenciado pelo Menu Personalizar, mas pela interface de edição de blocos que já conhecemos para a edição de posts e páginas. Você irá encontrar estas configurações em Aparência -> Template Parts -> Header.

Como pode ser visto no vídeo acima, com esta opção você pode criar todo o cabeçalho no editor de blocos, podendo tirar proveito de blocos como o cobertura, ícones de redes sociais, botões, etc. O mesmo pode ser feito nas configurações do rodapé, abrindo possibilidades incríveis para o Tainacan Interface, como a exibição de Mapas e Logos diversas no rodapé.

Além disso, esta atualização do Tainacan Interface também traz:

  • Opção de definir a ordenação padrão de “Itens relacionados a este” na página do Item;
  • Correção de problemas de customização de cor e exibição de iframes;

Integração com o Blocksy

Nosso plugin que integra o tema Blocksy com o Tainacan já está trazendo a novidade das listas de termos, cujo layout pode ser configurado em detalhes pelo menu personalizar usando as já conhecidas opções de cartões que o tema oferece:

Mas a grande novidade desta versão está escondida nas configurações da página de um item de coleção. . Se antes era possível mostrar os metadados ao lado da galeria de mídias ou mesmo a galeria abaixo dos metadados, agora podemos dar mais destaque ainda para as mídias, mostrando-as em uma faixa acima do título do item, logo abaixo do cabeçalho. Esta opção também permite uma configuração de cor de fundo e de texto dessa nova região:

Além disso, esta atualização do plugin de integração com o Blocksy também traz:

  • Opção de definir a ordenação padrão de “Itens relacionados a este” na página do Item;
  • Opção de definir o modo de visualização padrão da lista de itens nível repositório;
  • Compatibilidade com o Blocksy 2.0.0;

Baixe Já!

A versão 0.20.3 do Tainacan já está disponível, assim como do tema Tainacan Interface e do Plugin de Integração do o Blocksy. Você pode baixá-las ou atualizar diretamente pelo seu painel WordPress:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *