Título
Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Link da instalação
https://online.museuafrobrasil.org.br/acervo/ | https://museuafrobrasil.org.br
Temática
Afro | Escravatura | Religião
Descrição
[...]"Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso Parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em 11 mil m2 um acervo com mais de 8 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira. [...]"
Recorte página "Apresentação": http://www.museuafrobrasil.org.br/o-museu/apresentacao
[...]"O Museu Afro Brasil se propõe a tratar da contribuição do homem negro no Brasil por meio de três vertentes: memória, história e arte. O objetivo da instituição é utilizar seu acervo etnográfico, histórico e artístico para embasar a criação de um centro de reflexões sobre a cultura afro-brasileira, que envolva também as suas decorrências imateriais e a necessidade de preservar a consciência histórica. [...]
Recorte página Wiki "Museu Afro Brasil": https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Afro_Brasil
O repositório digital organiza seu acervo por duas coleções: Acervo e Pessoas. O site é limpo, possui um menu para as duas coleções, redirecionamento para o site do governo do estado e mídias sociais. Faz uso de sessões de metadados, tesauros para a taxonomia de classificação e indicativo de proteção por direitos autorais no esquema de metadados. O acervo possui uma parte expressiva digitalizada, acessível em boa qualidade.
Endereço
Av. Pedro Álvares Cabral, Parque Ibirapuera, Portão 10 04094 050, São Paulo/SP
Setores da sociedade
Pais
Unidade Federativa
Quantidade de itens públicos Tainacan
1217