Teste agora! Pré-lançamento da versão 0.8 do Tainacan!

Estamos muito perto de lançar a versão 0.8 do Tainacan! A nova versão conta com diversas novidades como novos exportadores, mais blocos para o Gutenberg e compatibilidade com protocolos OAI-PMH, quer testar tudo isso em primeira mão? Veja como:

Para esta versão queremos inaugurar um processo mais seguro e participativo de lançamento!

Ao lançar uma versão nova de um software queremos apresentar ao mundo novos recursos e melhorias sobre as quais estivemos trabalhando duro por um tempo, mas queremos também garantir que tudo que já estava funcionando continue funcionando e que todos os usuários e usuárias tenham uma experiência prática e segura ao atualizar o Tainacan.

Para isso, antes de publicarmos a nova versão no repositório oficial de plugins do WordPress, faremos uma (ou mais de uma, se for necessário) versão para testes preliminares. RC, da sigla em inglês para Release Candidate, significa algo como “candidato a ser lançado”, ou seja, é uma versão preliminar que colocamos a prova para ter certeza que está realmente pronta para encarar o mundo.

Quando lançarmos essas versões preliminares, faremos um convite a toda a comunidade para que nos ajudem a testar e garantir que ela está redonda. Para orientar esse processo, começamos a construir um Roteiro de Testes, que ainda está bastante preliminar, mas que no futuro vai nos ajudar a garantir que a gente teste cada detalhe e cada cantinho do software!

Então chegou a hora. A versão 0.8 RC 1 está no ar! Como você pode ajudar?

  1. Faça download da versão aqui
  2. Instale no seu WordPress.
    • IMPORTANTE: Essa é uma versão de testes, não atualize o seu site com esta versão do plugin. Faça os testes em um ambiente WordPress de testes!
  3. Acesse o Roteiro de Testes e faça alguns testes
  4. Achou algum problema? Reporte para nós abrindo uma issue no github ou mandando um email para lista da comunidade.
  5. Nosso Roteiro de Testes ainda está bastante cru, então faça os seus próprios testes, experimentando as funcionalidades que você mais usa
  6. Ajude a  incrementar nosso Roteiro de Testes.

Você não tem como rodar o Tainacan em um ambiente de testes? Você pode nos ajudar escrevendo procedimentos para outras pessoas testarem. Acesse o Roteiro de Testes e clique em editar neste link.

Se você ainda não faz parte da nossa comunidade, inscreva-se aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *