Tainacan Beta 0.10 – Novos Filtros, Novo Bloco de Facetas e melhorias de usabilidade

Metade do ano já se passou e em meio a importantes lançamentos trazemos mais uma versão com melhorias e novidades do Tainacan.

Novidades

Se você já usou em suas coleções um metadado do tipo numérico ou data, pode ter ficado decepcionado ao ver que oferecíamos apenas um filtro para estes, o Intervalo de Valores, enquanto para responder perguntas simples como

Me mostre os itens cuja data de restauração é mais recente que 1994

ou mesmo algo como

Me mostre os itens cujo preço é menor que R$10.000,00

era necessário utilizar a Busca Avançada. Agora, isto deve ficar mais simples.

Filtro de Data

Com o Filtro de Data, você aplica um operador para a busca, podendo trazer itens cujo metadado específico tem valor igual, diferente, menor que, maior que, menor ou igual a ou maior ou igual ao dia desejado:

Captura de tela mostrando o novo filtro de data

Filtro Numérico

Similar ao de Data, com o Filtro Numérico você escolhe um operador para comparar ao número passado:

Captura de tela mostrando o novo filtro de número

O filtro também conta com uma configuração de “Passos” que dirá o quanto o seu valor deve incrementar ao se usar os botões de “+” e “-“.

Novo Bloco Gutenberg: Facetas

Seguindo nossa jornada de integração do Tainacan com a nova ferramenta de editoração de posts e páginas do WordPress, anunciamos mais um bloco bastante requisitado hoje, o bloco de facetas!

Vale uma conversa, para quem ainda não está familiarizado com o termo, que facetas representam uma visão da sua lista de itens com uma filtragem aplicada. Se eu crio uma coleção de álbuns e outra de livros e crio uma taxonomia gênero para categorizá-las, posso ter uma faceta “Românticas” que irá me direcionar para a lista de itens filtrada por este termo. Mas isto não vale apenas para taxonomias. Uma lista de itens filtradas por todos os que tenham relacionamentos com um autor X, também constitui uma faceta. Já deu pra entender então que as facetas são originadas por filtragens aplicadas por certos valores de metadados.

Vamos então entender como usar o Bloco de Facetas:

Primeiramente, escolhe-se a fonte da busca, que pode ser tanto o repositório inteiro como uma coleção. Em seguida, escolhe-se o metadado a partir do qual a faceta será gerada. No vídeo acima, foi escolhida uma taxonomia. Taxonomias e metadados tipo Relacionamento tem a vantagem de possuirem imagens (a capa do termo e a miniatura do item, respectivamente). Há também um novo modo de visualização presente no vídeo, a nuvem de tags. Neste modo, os rótulos crescem em tamanho de maneira proporcional à quantidade de itens que existem naquela faceta. Diversas opções como “exibir busca”, “exibir botão de carregar mais” e “exibir contador de itens” estão disponíveis para você customizar sua narrativa.

Um exemplo bem conhecido de uma lista de facetas geradas de maneira semelhante pode ser visto no Museu do Índio:

Captura de tela mostrando as facetas de povos indígenas no museu do índio.

“Povo Indígena” no caso, é uma Taxonomia. O bloco é dinâmico, portanto, se novos itens forem criados com um certo povo, os contadores serão atualizados e se um novo Povo for cadastrado, ele aparecerá nesta lista.

Filtrar por Status

As listas do Tainacan, tais como itens, coleções e taxonomias, agora estão mais claras, com a possibilidade de ver itens privados e públicos em abas separadas, caso você tenha permissão:

Captura de tela mostrando as novas abas que separam público e privado.

Usabilidade

Novidades fazem bem, mas melhorias sempre são bem vindas. Nesta versão algumas pequenas melhorias devem agradar quem trabalha com o Tainacan.

Melhores inputs de Números e Datas

A primeira melhoria já pode ser vista nos novos filtros, mas vale para outros casos da interface em que estes componentes estão presentes. Os inputs, ou campos de entrada de Data e Números passaram por alguns ajustes:

Captura de tela comparando os inputs de data e número antigos com os atuais. Há botões maiores e mais claros.

Botões de Ordenação mais claros

Uma discussão quase épica tem sido trava desde o lançamento da primeira versão do Tainacan, e ela diz respeito a um dos mais simples elementos da nossa interface: o componente de ordenação. Em nossas listas de itens, uma ordenação pode ser aplicada por diferentes tipos de metadados, tanto de maneira crescente como decrescente. Mas ao usarmos botões para indicar a direção, uma dúvida surgia: Os botões indicam o estado atual da lista ou vão indicar a ordem que ela vai assumir ao clicarmos nele? Para além disto, as próprias setas e as barras que acompanham a iconografia provaram insuficientes para evitar confusões entre usuários.

captura de tela comparando os botões de ordenação. Na versão mais recente, há uma caixa de seleção para se escolher a direção da ordenação.

A solução apresentada acima usa de uma narrativa para deixar claro o que está ocorrendo: “Ordenar Crescentemente pelo metadado Data“.

Scroll independente nas colunas de metadados e filtros

Trabalhar com dezenas ou até centenas de metadados e filtros pode ser cansativo, mesmo com ferramentas como dragndrop à disposição. Uma reclamação constante que tínhamos era da dificuldade de se navegar entre as duas colunas presentes nas páginas de metadados e filtros. Esperamos que agora, com scroll independente para cada coluna, fique mais fácil de se gerenciar estas listas 😉

captura de tela mostrando os dois scrolls na lista de filtros e metadados

Fluxo de trabalho: Botão “Criar Novo Item”

captura de tela mostrando o botão de criar um novo item.

Uma sugestão simples recebida em nossa lista de emails, mas que pode ajudar muita gente: Agora, logo após criar um item novo, o formulário da barra de itens oferecerá a opção “Criar Novo Item”. Desta maneira, se vocês estiver criando vários itens em sequência, não precisará voltar para a lista de itens para começar esta tarefa.

Fluxo de trabalho: Collapses de Metadados na Edição em Sequência

E falando em criar itens em sequência, se você já usou a Edição em Sequência, sabe que ficar abrindo e fechando os collapses dos metadados que deseja editar pode ser um processo tedioso. Agora, ao entrar em uma edição em sequência, o Tainacan guarda a informação de quais collapses ficaram abertos ou fechados no seu primeiro item editado, para que nos seguintes você possa encontrar facilmente os mesmos metadados que deseja editar.

E o que mais?

  • Melhoria no desempenho de requisições na página de edição de item;
  • Amadurecimento da API de Facetas;
  • Ajuste na tela inicial do Admin;
  • Remover metadados de taxonomia da lista de metadados que podem ser usados para busca ao preencher um relacionamento;
  • Melhora na detecção de links dentro dos textos;
  • Importador CSV agora suporta coluna especial special_comment_status para indicar se item está aberto para comentários ou não;
  • Apaga automaticamente um filtro quando o metadado relacionado a ele for apagado;
  • Evita erro quando geração de miniatura a partir de um pdf não estiver disponível no servidor;

Baixe Já!

A versão 0.10 do Tainacan já está disponível. Você pode baixá-la ou atualizar diretamente pelo seu painel WordPress:

One thought on “Tainacan Beta 0.10 – Novos Filtros, Novo Bloco de Facetas e melhorias de usabilidade

  1. Carlos Ferreira says:

    Ainda não testei as novidades e refinamentos desta versão. Mas não duvido que o bom trabalho da equipa continua.
    Obrigado e sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *