Novos acervos publicados no Tainacan

A última semana foi marcada por grandes acontecimentos, além do lançamento da versão Beta 0.12, também foram ao ar mais três instalações Tainacan.

O primeiro lançamento foi o da Casa da Cultura da América Latina – CAL, vinculada à Universidade de Brasília. Com mais de 30 anos de existência, a CAL reúne um acervo com mais de 2.500 itens divididos entre as coleções de Arte e Etnográfica. A instituição publicou no Tainacan cerca de 1.300 obras e objetos, facilitando o acesso à informação sobre o patrimônio preservado e colaborando com os processos de difusão e fruição cultural.

Foto: Acervo CAL

A CAL vem se consolidando como um espaço de pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio artístico da Universidade e das expressões culturais latino-americanas.

Também, vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, o Museu das Missões e o Museu das Bandeiras começaram a disponibilizar, por meio dos sites institucionais, parte de seus acervos.

O Museu das Missões, localizado no Sítio Histórico São Miguel Arcanjo, na cidade de São Miguel das Missões (RS), abriga em seu acervo uma das mais importantes coleções públicas de esculturas sacras missioneiras em madeira policromada da América do Sul. Com a publicação do acervo no Tainacan, o museu torna disponível ao público de forma online 92 peças sacras, parte do movimento artístico do barroco brasileiro.

Foto: Senhor dos Passos
Acervo Museu das Missões

O Museu das Bandeiras, localizado na Cidade de Goiás (GO), conta com um acervo composto por objetos significativos da presença africana, indígena e portuguesa em Goiás. O acervo inclui objetos de arte sacra, mobiliário, vestuário, armamentos e utensílios domésticos, ao todo são mais de 500 objetos museológicos preservados pela instituição. O museu também começou a disponibilizar de forma online parte do seu acervo, através do Tainacan, no qual estão armazenados 361 objetos digitalizados.

Fontes:
Casa da Cultura da América Latina
Instituto Brasileiro de Museus
Museu das Bandeiras
Museu das Missões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *