Tainacan Beta 0.15 – Permissões e Funções de Usuários, Melhor Performance e Edição em Massa Refatorada

Capa com imagem da Versão 0.15

Após um início de ano carregado de testes para tudo sair certinho, finalmente lançamos a versão 0.15 do Tainacan, com algumas das mais importantes melhorias até o momento.

Novidades

Permissões e Funções de Usuários

Até então tivemos soluções limitadas para a questão de permissões de usuários no Tainacan. Sabíamos que este assunto tomaria tempo e agora estamos finalmente entregando nossa estratégia. A partir do Tainacan 0.15, tudo muda com a chegada de novas telas dedicadas para a gestão das funções de usuários e a as permissões de acesso à cada funcionalidade do sistema. Para ver em detalhes como isso vai funcionar na nossa wiki: https://tainacan.github.io/tainacan-wiki/#/pt-br/users-roles. Aqui vamos dar uma geral:

Tela de Gestão de Funções de Usuários

As funções de usuários são conjuntos de permissões que podem ser facilmente atribuídas à um usuário para determinar seu papel no sistema. De início, o Tainacan já terá criado algumas funções como Tainacan Administrator, Tainacan Editor e Tainacan Autor. Mas você pode tanto editar quando criar novas funções em uma única tela, disponível pelo Painel de Controle do WordPress na Sessão “Funções de Usuário” do Tainacan :

Tela de Configuração de uma Função de Usuário, aba Repositório
Tela de Edição de Função de Usuário

Tela de Permissões Relacionadas à Coleção

Mas você pode ter um controle mais fino sobre estas permissões também. Suponhamos que você tenha criado uma coleção que você deseja restringir o acesso até para seus editores… neste caso, você pode acessar a nova tela de Permissões Relacionadas à Coleção:

Nesta tela você pode ter outra visão de quais funções de usuário estão associadas de alguma maneira à cada permissão na coleção e refinar exatamente o tipo de acesso que eles deveriam ter.

As permissões são um assunto poderoso e aos mesmo tempo complexo, que devem melhorar bastante a segurança da gestão do seu acervo. Acompanhe em mais detalhes seu funcionamento na Wiki e não deixe de nos relatar qualquer inconsistência que você encontrar na lista de usuários!

Melhorias

Edição em Massa como Processo em Plano de Fundo

A edição em massa é uma das mais poderosas funcionalidades do Tainacan, mas também uma das mais custosas aos servidores que hospedam os acervos. Cientes de que nossa implementação necessitava de uma reformulação, alteramos todas as funções de edição em massa como processos em plano de fundo, a mesma estratégia usada para executar os importadores e exportadores.

Na prática isto significa que ao aplicar uma edição em massa, o usuário não ficará esperando sua execução na tela, ela será adicionada à fila de processos. Enquanto são executadas as edições em massa, a interface pode continuar a ser utilizada, mas é preciso estar ciente de que os valores aplicados podem ainda não ter sido alterados em toda página que for visitada.

Maior Eficiência nas Requisições ao Banco de Dados

Esta versão também trás melhorias nas queries SQL, responsáveis por fazer consultas ao banco de dados do Tainacan. Com isso, uma melhora notável no tempo de busca deve ser sentida na lista de itens.

E mais…

  • Adicionadas informações ao arquivo de registro (log) para processos de edição em massa, como o total de itens processados.
  • Exibição de apenas campos especiais válidos na lista de mapeamento de metadados do importador CSV.
  • Correção da ordem de listagem do bloco de Carrossel de Termos.
  • Melhorias na segurança da API, evitando a exibição de metadados e filtros privados para usuários não logados

Baixe Já!

A versão 0.15 do Tainacan já está disponível. Você pode baixá-la ou atualizar diretamente pelo seu painel WordPress:

One thought on “Tainacan Beta 0.15 – Permissões e Funções de Usuários, Melhor Performance e Edição em Massa Refatorada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *