Tainacan Beta 0.18 – Relatórios sobre o Acervo, Nova Galeria de Mídias e Melhorias na Lista de Itens

Enquanto o Tainacan cresce em número de usuários e instalações, temos nos preocupado em atender a diferentes demandas de diferentes públicos. Esta versão trás um conjunto de novidades que deve agradar deste o gestor que quer entender melhor o seu acervo, até o visitante que busca uma experiência mais completa ao se explorar a coleção digital. Vem com a gente que temos muito que contar!

Novidades

Página de Relatórios do Tainacan

Quantos itens estão com acesso público no meu acervo? Quais metadados ainda preciso preencher na minha coleção? Quais taxonomias são mais utilizadas no meu repositório? Qual foi o período de maior atividade na manutenção dos nossos dados? Quais as facetas mais predominantes da minha exposição digital?

Estas questões podem surgir no dia a dia de quem cuida de uma instalação Tainacan e não são triviais. Talvez com um pouco de criatividade usando filtros, seja possível chegar lá, mas nada que se compare a um sistema de relatórios com gráficos e tudo mais a um clique de distância certo? Por isso estamos finalmente apresentando a tela de relatórios do Tainacan. Acessando o sub-menu do plugin Tainacan, descobrimos um novo painel de informações bem úteis.

Tela inicial dos relatórios do repositório

A tela apresenta por padrão relatórios a nível Repositório, mas com a lista de seleção no topo podem ser escolhidos relatórios específicos a nível de Coleção. Temos ali uma série de informações:

  • Blocos de sumarização (como o total de itens, taxonomias e coleções);
  • Gráfico de barras empilhadas para total de Itens por Coleção, filtrável por status;
  • Gráfico de barras empilhadas para total de Termos por Taxonomia, filtrável por termos em uso ou sem uso;
  • Gráfico de barras para o total de Itens por Termo de cada Taxonomia;
  • Gráfico de barras horizontal empilhado com o total de Atividades por Usuário, filtrável por tipo de atividade;
  • Gráfico de Atividades Diárias por ano e por usuário;
  • Gráfico de barras e circular para os total de Metadados por Tipos de Metadados da Coleção;
  • Gráfico de barras horizontal com a Distribuição de Preenchimento de Metadados na Coleção;
  • Gráfico de barras e mapa de árvore com o total de Itens por Termo em Metadado Tipo Taxonomia na Coleção, incluindo navegação pela hierarquia dos termos;
Tela de relatórios de uma coleção

Os gráficos todos apresentam opção de download em imagem e em CSV, caso se queira exibir os dados em outro lugar. Alguns dos gráficos apresentam recurso de zoom e, quando necessário, uma paginação para não pesar demais o processamento do navegador. Também implementamos uma estratégia de cache para não sobrecarregar o servidor, o que significa que os relatórios são gerados de tempos em tempos e ficam guardados, podendo ser recarregados clicando em um botão que aparece sobre cada bloco indicando a data em que a informação foi gerada.

Aviso da data de coleta do relatório e opção de recarregar.

Para ver em detalhes o que cada gráfico significa e sua funcionalidade, acesse nossa documentação na Wiki do Tainacan:

Nova Galeria de Mídias

Quem já precisou implementar um tema compatível com o Tainacan sabe que sobra para o tema a responsabilidade de apresentar de maneira interessante o Documento e os Anexos para quem visita a página pública do Item. O Tainacan Interface faz isso com um carrossel de anexos e um modal que abre para mais detalhes. Isto se tornou um desafio de manutenção, já que mais e mais estamos implementando temas novos, por isso decidimos jogar esta responsabilidade para o plugin, o que nos abriu brecha para adicionar mais recursos para esta “galeria de mídias”. Na prática, isto significa que versões mais recentes dos temas, poderão usar deste novo recurso, que trás algumas novidades como:

  • A possibilidade de se aplicar Zoom nas imagens, caso estas sejam maiores que a tela;
  • A navegação entre os anexos via teclas, e sincronizada entre o carrossel e o modal;
  • A exibição de nome, legenda e descrição dos anexos;

O fato de que está tudo juntinho em um só componente também nos dá mais oportunidade para criar configurações como a altura máxima para o documento, o tamanho das miniaturas de anexos no carrossel, e assim vai.

Por isso podem esperar para as próximas versões mais novidades relacionadas à exibição de arquivos. Por hora, para ver em detalhes o que é possível, vale visitar nosso post de lançamento da versão 2.3 do Tainacan Interface.

Ícones por tipo de documento

Padrão de miniatura vazia.

Desde a primeira versão do Tainacan, uma imagem aparece com frequência em listas de itens: o padrão que usamos para representar itens que não possuem miniatura (veja ao lado). Esta representação conta pouco e certamente poderia ser melhorada em situações em que sabemos ao menos o tipo de documento do item, mesmo que não haja miniatura configurada. Por isso, criamos um conjunto de ícones para melhor apresentar essa informação. Seja na lista de itens, nos blocos gutenberg ou na galeria de mídias, agora veremos uma das imagens abaixo:

Isto não vale pra tudo, porém. Alguns formatos de arquivo que não caem neste conjunto ainda serão representados pela miniatura padrão, em especial se o item ainda está vazio, sem documento algum.

Carregamento progressivo de imagens com efeito blur

E por falar em miniatura do item, não tem nada mais entediante do que esperar as imagens da lista de itens carregar em conexões lentas! Hoje mostramos uma caixa em cinza piscando quando se está esperando o servidor responder com as informações de cada imagem. Mas podemos fazer isso ficar mais interessante, mostrando uma prévia em baixíssima resolução da imagem, que nos gera um efeito de transição bem atraente quando a imagem real é carregada:

Sutil mas elegante 😉

Este efeito “blur” é possível graças à biblioteca BlurHash e vai funcionar para todas as imagens de itens subidas a partir desta versão. Imagens que foram subidas em versões anteriores terão um efeito similar, porém sem as cores originais da imagem.

Filtragem textual e por tipo na tela de metadados e de filtros

Coleções com dezenas de metadados podem ser uma dor de cabeça para se manter. Basta entrar na tela de edição dos metadados para se perder na lista de formulários. Por isso criamos um pequeno campo de busca textual no topo da lista, para se filtrar por nome do metadado, assim como um filtro por tipo de metadado, que funciona como uma caixa de seleção múltipla:

Função semelhante também estará presente na tela de filtros afinal, nada como um filtro de filtros

Novidades da página de metadados e de filtros

Além disso, como pode ser notado no vídeo, temos melhorias na aparência da tela de metadados e exibição de mais informações relevantes sem a necessidade de se abrir um formulário de edição.

Limpar Item via Importador CSV

Remover ou limpar valores de metadados de um item antes poderia ser realizado apenas pela tela de edição do item ou usando uma edição em massa. Por vezes, surgiu a necessidade de remover esses valores durante o processo de atualização usando um arquivo “.CSV”, por isso adicionamos um marcador ao realizar a importação de um “CSV” para determinar que o valor do metadado deve ser removido, padrão é utilizado o valor: [empty value] para informar a ausência de valor. Caso você deseje utilizar outra “string” como marcador é só alterar o valor padrão na tela de importação:

Opção para alterar o marcador que representa um valor em branco

Exemplo de linha do CSV para remover o valor do metadado “Cidade” do item com ID: 1760:

special_item_id,Rua|text,Cidade|text
1760,"Rua José Alencar",[empty value]

Substituir Documento via Importador CSV

Agora é possível atualizar um documento de um item e evitar que o arquivo anterior vire um anexo, para isso adicione o modificador “special_document|REPLACE” no cabeçalho do seu CSV e o documento antigo do item será removido do seu repositório. Use com moderação 🙂

Link para o Item Criado via Submissão

Complementando as novidades tragas pelo Bloco de Submissão de Itens na versão passada, adicionamos uma nova configuração para o bloco: Mostrar um botão com link para o item. Isto fará com que após a submissão do item, um botão esteja disponível abaixo da mensagem de sucesso, que levará o usuário para a página do item criado. Você pode, claro, configurar o rótulo do botão:

Configurando um botão “Ver página do item!” no bloco de submissão.

Melhorias

Diversas melhorias na eficiência do importador e do exportador

Fazer uma importação ou exportação sempre é um processo um pouco demorado principalmente se a quantidade de metadados e de itens for grande. Estamos melhorando o desempenho dessas operações a cada versão, e especialmente na versão 0.18 adicionamos melhorias para diminuir o tempo da importação, mesmo se a quantidade de metadados aumenta. Veja a comparação entre a versão anterior 0.17.4 e a nova versão do Tainacan 0.18:

Comparação do tempo gasto para finalizar uma importação entre as versões 0.17.4 e 0.18 do Tainacan ao realizar uma importação de 500 itens, variando a quantidade de metadados
Comparação do tempo gasto para finalizar o processo entre as versões 0.17.4 e 0.18 do Tainacan ao realizar uma exportação variando a quantidade de itens presentes na coleção.

Paginação na busca do input de checkbox, tanto no filtro quanto no metadado tipo taxonomia

Um pequeno detalhe para aqueles que usam entradas de checkbox: agora a busca textual não é mais limitada à 20 resultados, ela também oferece uma paginação para se navegar entre os possíveis resultados:

E mais melhorias…

  • Coleções são criadas com comentários desabilitados, por padrão;
  • Melhor rótulo para status de comentários na coleção;
  • Melhorias na exibição de embeds tipo YouTube, PDFs, Spotify, WP.com e outros iframes (e resolução de conflitos com css do WordPress);
  • Opção de criar todos os metadados na tela de mapeamento do importador

Segurança

  • Remoção da opção de configurar “Coleções filhas” (Coleção Raiz/Coleção Pai), devido à instabilidade desta função. Isto está sendo discutido no nosso fórum também;
  • Prevenção da inserção de HTML em entradas de texto, exceto por links e formatações, para evitar ataques por scripts.
AVISO: Se você utilizou elementos HTML dentro do de algum Metadado tipo texto como iframes, recomendamos o uso do plugin de Tipo de Metadado URL. Se você utilizou iframes dentro do Documento tipo texto, recomendamos não realizar a atualização 0.18 por enquanto. Em breve lançaremos uma atualização menor com opções de uso de iframes do Documento tipo URL de forma mais segura.

Correções de Erros

  • Correção dos erros de compatibilidade dos blocos com o WordPress 5.7;
  • Correção da exibição de itens privados nos blocos;
  • Correção de erros na edição em massa de metadados compostos (e remoção da opção para compostos múltiplos);
  • Correção da limpeza de valores de data;
  • Correção da verificação de permissão para inserir termos novos em Taxonomias;

Para desenvolvedores

  • Resolvemos diversos conflitos de css com bibliotecas externas;
  • Criamos um filtro para se listar páginas onde não se queira carregar o javascript e css relacionados aos blocos do Tainacan;

Internacionalização

Por último, mas não menos importante, é com muita alegria que anunciamos que a tradução para Espanhol da Colômbia está concluída! Agradecemos imensamente ao esforço dos tradutores Atenea e Rodrigo.

¡Sean bienvenidos!

Baixe Já!

A versão 0.18 do Tainacan já está disponível. Você pode baixá-la ou atualizar diretamente pelo seu painel WordPress:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *