IIIF no Brasil

Semana passada participamos do seminário “Introdução ao IIIF”, que aconteceu dentro do Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação, em São Paulo (SP). Foi o primeiro evento no Brasil a discutir o tema com a participação de membros do consórcio internacional responsável pela iniciativa. IIIF é uma iniciativa internacional para a construção de padrões e ferramentas para a interoperabilidade de imagens na internet. Conheça mais sobre o IIIF.

Josh Hadro, Diretor Geral no Consórcio do International Image Interoperability Framework (IIIF), participou a distância e apresentou a comunidade e o consórcio do IIIF, presente em todas as partes do mundo.

Após uma palestra introdutória sobre o que é e para que serve o IIIF, houve uma sequência de apresentações sobre iniciativas de uso brasileiras.

Sarah Lorenzon apresentou a experiência da Biblioteca Digital da Produção Artística da ECA/USP, Bruno Buccalon, do Instituto Moreira Salles, apresentou o projeto Vistas Situadas, que trabalha com anotações semânticas sobre fotografias históricas do Rio de Janeiro, e Leonardo Germani, do projeto Tainacan, apresentou a experiência do zoom profundo em pinturas do Museu Histórico Nacional.

O encontro contou com 40 participantes, além de um total de 218 pessoas que acompanharam a transmissão ao vivo!

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *