Tainacan Beta 0.9 – Elastic Search, Bloco de Busca de Itens e Novos Importadores

Apresentamos a versão Beta 0.9 do Tainacan, recheada de novidades importantes e correções de erros!

Novidades

Novo Bloco Gutenberg: Busca de Itens da Coleção

No lançamento da versão anterior apresentamos nossos primeiros blocos Gutenberg, com a promessa de que mais e mais modos de exibir seu conteúdo Tainacan em posts e páginas estavam por vir. Pois bem, nesta versão trazemos um bloco importante, a Busca de Itens da Coleção, ou como dizemos, nosso primeiro bloco “dinâmico“.

Qual a diferença deste bloco para o bloco de Itens já existente? Se no Bloco de Itens nós selecionamos manualmente quais itens queremos mostrar em nosso post, aqui nós configuramos uma busca em uma coleção para exibi-la. Com esse bloco é possível aplicar filtros e trocar a ordem em que os itens aparecem, e com essa lógica, se novos itens forem adicionados àquela coleção, o post também terá seu conteúdo atualizado.

O Bloco ainda oferece algumas configurações de exibição importantes, como a possibilidade de oferecer uma busca simples para o leitor, e um cabeçalho que irá introduzir a sua coleção com a cara do nosso tema Tainacan Interface.

Demonstração de uso do novo bloco Gutenberg para exibir itens de uma coleção

Integração com Elastic Search

Elastic Search é um mecanismo de busca construído para trabalhar com grandes quantidades de dados.

Desde o momento em que começamos o desenvolvimento do Tainacan, sabíamos que teríamos que ter uma solução para garantir performance na navegação e na busca em grandes coleções. Conhecíamos bem a estrutura do WordPress e sabíamos que, em especial para uma busca aberta (full text), a velocidade seria uma questão a ser enfrentada.

Nesta versão apresentamos a nossa abordagem para solucionar este problema. Construímos uma integração com o Elastic Search a partir do plugin ElasticPress, que garante performance para busca, e também para o carregamento de facetas e navegação na coleção de maneira geral!

Nos nossos primeiros testes, preparamos dois ambientes idênticos, um utilizando apenas WordPress e MySQL, e outro integrado com Elastic Search. Em cada um desses ambientes, criamos coleções com milhares de itens e fizemos 10 requisições por itens a partir de uma busca textual e tiramos a média do tempo de resposta. Veja os resultados abaixo. Para uma coleção de 256 mil itens, o tempo de resposta varia de pouco mais de 1 segundo com Elastic Search para mais de 35 segundo sem.

Comparação entre o tempo de resposta para um ambiente em MySQL (rosa) e Elastic Search (verde).

Novo Importador: YouTube

Agora é possível importar seus vídeos do YouTube para o Tainacan!

Importe vídeos de um usuário, de um canal ou de uma playlist para uma coleção e traga todos os seus metadados.

Novo Importador: Flickr

Também podemos importar fotos do Flickr agora! É possível importar fotos de um usuário ou de qualquer álbum publicado na plataforma.

Pedidos da Comunidade

Melhor separador de Metadados

Metadados com múltiplos valores são um caso comum para diversas coleções e até então, nossa interface separava estes com vírgulas. Isso funcionava bem… até que surgisse um metadado de texto com uma vírgula em seu conteúdo, não? Então pra tratar melhor destes casos e de outros mais complexos, como metadados de texto com quebras de linha, demos uma repaginada na apresentação destes dados:

Dicas para todos os ícones da interface

Na interface administrativa do Tainacan, utilizamos diversos ícones para identificar ações e contextos, de acordo com nossa identidade visual. Há chances, porém, de um ícone não dizer tudo o que deveria à primeira vista, por isso fizemos uma caça pra garantir que todos tenham um rótulo acessível por um balãozinho com o mouse em cima do mesmo 😉

Coleções relacionadas na lista de taxonomias

Também na interface administrativa, é comum navegar pela lista de Taxonomias e se perguntar, Quais coleções do meu repositório possuem itens com termos desta taxonomia? Para sanar essa curiosidade, agora a lista de taxonomias irá listar também quais as coleções relacionadas.

Correções nas facetas de taxonomias

Se você utiliza taxonomias hierárquicas deve ter percebido que as facetas não estavam funcionando corretamente.

Nesta versão, o suporte a taxonomias hierárquicas está completo! Experimente!

Instale Já!

A versão Beta 0.9 do Tainacan já está disponível no repositório oficial de plugins do WordPress e você pode instalá-la com um simples clique:

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *