Tainacan Beta 0.13 – Novo Bloco Carrossel de Termos e Novo Filtro de Intervalos Numéricos

Muitas correções de erros e algumas novidades chegando ao Tainacan!

Novidades

Novo bloco: Carrossel de Termos

Completando a família de blocos Carrossel, iniciada pelo Carrossel de Itens e pelo Carrossel de Coleções, apresentamos agora o Carrossel de Termos. Com ele fica fácil apresentar taxonomias como exposições, fornecendo links para sua lista de itens filtradas por termos de maneira dinâmica e atraente:

Assim como no Carrossel de Coleções, você pode escolher exibir a imagem configurada para o termo ou uma grade com a prévia de três itens que aparecerão na listagem.

Novo Filtro: Lista de Intervalos Numéricos

Para se filtrar uma lista por um certo intervalo numérico, é possível hoje utilizar o Filtro de Intervalo Customizado, onde um usuário escolhe dois valores entre os quais estará filtrada a busca. Agora há uma nova maneira de se fornecer este tipo de refinamento. Com o Filtro de Lista de Intervalos Numéricos, o administrador da coleção cria uma sequência de faixas de valores e dá os nomes que desejar pra elas, que aparecerão como uma lista de opções para o usuário que explora a coleção. Os exemplos aqui são muitos. Imagine um metadado “Preço” com vários valores preenchidos nos itens. Podemos criar um filtro que liste as opções “baixo”, “médio” e “alto” para este metadado. Na configuração do filtro eu informo que o “baixo” diz respeito aos valores entre 0 e 30, o “médio” entre 31 e 90 e o “alto” entre 91 e 200, por exemplo. Outro caso possível é o uso de um metadado numérico para indicar um ano. Ao invés de me preocupar com os detalhes de dia e mês que um metadado tipo data tem, eu posso usar o numérico para apontar valores apenas de ano, e no meu filtro configurar as faixas “século X”, “década de 30” e similares.

Agora são três maneiras de se filtrar valores numéricos no Tainacan
Configurando o filtro de intervalo numérico para mostrar intervalos de notas

O filtro te permite escolher exibir ou não q faixa numérica quando aplicar o valor nas tags dos filtros:

Filtros Separados para Intervalo de Datas e Números

Enquanto isso, o Filtro de Intervalo Customizado, que mencionamos agora pouco, está sendo “desmembrado” em dois filtros específicos: o de data e o de números. Isso não trará nenhuma mudança no seu uso, mas vai permitir melhorias no futuro. Uma delas já apresentamos desde já, que é a possibilidade de definir o passo em que o filtro numérico é incrementado (por exemplo, de 1 em 1 ou de 0.01 em 0.01).

Usabilidade

Busca e filtragem nas Listas de Atividades

Esta versão trás uma profunda refatoração da nossa API de Logs, também conhecida como eventos ou atividades. Isso deve significar poucas mudanças para os usuários, mas deve permitir que mantenhamos um melhor registro de cada alteração que é feita em um repositório para administradores. E como sabemos que manter o controle de todas as atividades pode se tornar algo complexo, estamos também acrescentando duas funcionalidades para a lista de atividades: A busca textual e a filtragem por data.

Quer saber o que aconteceu com sua coleção no verão passado? Agora ficou fácil 😉

Busca nas Listas de Coleções e Taxonomias

E pra complementar, estamos trazendo também a busca textual para as listas de Coleções e Taxonomia:

Links Relacionados à Atividade

Uma das novidades que esta refatoração nos trás é a possibilidade de oferecer links para páginas relacionadas à mudança que ocorreu diretamente no modal de atividade. Assim fica fácil descobrir “O quê” e “Onde”:

Rótulo de Metadado Escolhido nos Metadados Tipo Relacionamento

Quando configuramos um metadado de relacionamento, é preciso definir com qual metadado este relacionamento será feito. Isso pode ser útil em nas seguintes situações:

  • Onde temos coleções que se relacionam: o metadado autor pode levar a coleção com informações detalhadas sobre aquele autor.
  • Onde itens compõem conjuntos: um jogo de louças, um conjunto de cadeiras, um grupo de fotos, etc… ou seja, relacionamentos dentro da mesma coleção.

Nas versões anteriores independente de qual metadado foi escolhido para estabelecer a relação, o sistema exibia o item escolhido mostrando seu “Core title”, “Título principal” do Tainacan. Como muitas instituições usam como “Core Title” a denominação do item, a apresentação do metadado gerava confusão. No caso de um conjunto de cadeiras o resultado final seria: “Faz conjunto ou par com”: cadeira, cadeira, cadeira, mesa.

Nesta versão, o usuário ao definir o metadado que será usado para fazer a relação, define também que este será usado na exibição do link. Se escolhido um metadado “Número de Registro”, por exemplo, teremos: “Faz conjunto ou par com”: 034, 035, 037. Isso permite ao usuário maior flexibilidade na escolha da opção que melhor atende diferentes situações, no caso de itens de um museu, talvez faça sentido escolher o número de registro (evitando repetição da denominação) e no caso e uma coleção relacionada de Autores, talvez a melhor escolha seja pela exibição do nome do autor.

E Mais!

  • Refatoração dos Filtros, com correções de erro e melhorias de performance;
  • Refatoração da API dos Logs (Atividades) #261;
  • Metadado tipo Relacionamento via Taxonomias #311;
  • Continuamos a trabalhar na acessibilidade dos nossos modais #3;
  • Melhorias na tradução de textos de validação #317;
  • Remoção de arquivos desnecessários #312;
  • Adicionamos o parâmetro ‘include’ para a API de Termos #310;
  • Exportar PDFs de Itens ou de Buscas configuradas com o plugin de Expor em PDF #258;

Diversas correções de erros!

  • Correções de erros no importador para campos _special #299;
  • Correção de diversos erros ocasionados pelo uso de sessões nos importadores e exportadores #313;
  • Correção de problemas na paginação de Facetas #316;
  • Correção de erro na configuração de uma página de capa para coleção;
  • Forçar filtros de metadados privados a serem privados também #315;
  • Suporte à opção ‘hide_empty’ para o operador LIKE nas buscas via taxonomias #318;
  • Administradores podem ver a fila de todos os processos de todos os usuários;
  • Correção de importação de imagens em servidores Windows (agradecimentos ao Sergio Sakakibara)

Baixe Já!

A versão 0.13 do Tainacan já está disponível. Você pode baixá-la ou atualizar diretamente pelo seu painel WordPress:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *