Tainacan Beta 0.11 – Plugin para Expor em PDF, Novo Bloco Carrossel e mais privacidade

Entramos no segundo semestre de 2019 com um lançamento cheio de novidades e alguns recursos bastante esperados nesta nova versão do Tainacan!

Novidades

Novo plugin: Expor em PDF

Já faz um tempo que disponibilizamos o recurso de “expor” uma lista de itens em diferentes formatos, como uma tabela HTML pura, um arquivo CSV, ou mesmo através de nossa API JSON. Entretanto, dentro dos museus que trabalham com o Tainacan, sempre foi uma demanda expor seus itens em um arquivo PDF, de forma a gerar uma espécie de relatório de seu acervo. Isto agora é possível com o plugin para Expor em PDF.

Mas espera, um plugin para o plugin? Sim! Faz parte de nossa filosofia de desenvolvimento tentar fazer o Tainacan extensível através de plugins. Isso porque uma função como esta – de gerar um PDF de seus itens – requer mais componentes que podem ser desnecessários pra quem não precisa deste recurso, deixando o plugin pesado sem necessidade. Por isso, para quem quiser fazer uso desta função, será necessário instalar o plugin. Mas não se preocupe, o processo é simples e explicamos tudinho aqui. (E veja aqui mais informações sobre plugins para Tainacan)

Uma vez instalado, você pode configurar algumas informações que serão exibidas no arquivo PDF pelo painel administrativo do WordPress. Depois, basta ir para qualquer lista de itens, acessar o modal de URLs alternativas e selecionar o novo formato disponível:

Novo Bloco: Carrossel de Itens

Para aqueles que estão cansados de blocos tediosamente parados no seu post ou página, finalmente apresentamos o primeiro bloco carrossel do Tainacan! Com ele, você pode configurar tanto uma busca de itens (similar a do bloco de itens dinâmicos) ou uma seleção manual de itens. Note que o carrossel não tem efeito no editor do WordPress, é preciso pré-visualizar ou publicar seu post para vê-lo em ação.

Dentre as configurações disponíveis estão a de automaticamente deslocar os itens, controlar o tempo para se passar para o próximo item e a posição das setas.

Novo Bloco: Barra de Busca de Itens

Ao criar sua narrativa com os blocos gutenberg, é bem provável que você queira deixar uma barra de busca disponível para que o leitor explore uma coleção. Isso já é possível hoje com o bloco de itens dinâmicos, mas nele os itens são exibidos dentro do próprio post, como uma versão mais limitada e focada da lista de itens completa. Para redirecionar seus leitores para uma busca completa usando um campo de busca, sugerimos o novo bloco de Barra de Busca de Itens. Além desta funcionalidade, ele também oferece diferentes estilos e customização avançada para você apresentar sua coleção com toda a pompa que ela merece 😉

Privacidade de Arquivos no Tainacan

Nesta versão investimos na segurança de itens e coleções privados. Até a versão 0.10, o documento e os anexos de itens privados permaneciam abertos para acesso externo, caso alguém tivesse acesso ao endereço desses arquivos. Esta era uma questão sensível pois, ainda que o endereço dos arquivos não fossem visíveis em nenhum lugar, significava uma certa vulnerabilidade na maneira como os arquivos eram armazenados.

A partir de agora, os arquivos são organizados em pastas separadas por coleções e itens e qualquer item privado terá seus arquivos acessíveis somente para a aplicação do Tainacan, não sendo possível acessá-los via URL caso você não esteja autenticado. Itens privados que foram criados em versões anteriores da 0.11, entretanto, precisam ser atualizados. Temos instruções sobre como fazer isso e explicando melhor toda essa questão na nossa wiki: https://tainacan.github.io/tainacan-wiki//#/dev/private-files

Performance

Nós temos investindo bastante energia em deixar o Tainacan mais rápido. Nesta versão você deve sentir uma redução significativa no tempo para carregar a lista de itens!

Usabilidade

Criando Cópias de Itens

Já teve vontade de dar um CTRL+C CTRL+V em um item, ou criar um monte de itens usando um outro como referência? Pois bem, o recurso de criar cópias finalmente está aqui! Basta clicar com o botão direito em qualquer item de uma lista para selecionar a opção. O modal de cópia te oferecerá a opção para quantas cópias criar. Isto gerará tantos rascunhos que você desejar, e logo em seguida te oferecerá a edição em sequência ou edição em massa das cópias geradas. Bem útil, não?

Busca Avançada a Partir do Nome de um Termo

Em nosso formulário de Busca Avançada, ao fazer uma busca por uma taxonomia, era preciso selecionar termo por termo, utilizando uma ferramenta de auto-completar. Agora isso está mais simples, basta digitar o quanto você deseja do nome do termo, que uma busca textual sobre eles será executada.

Hierarquia Completa dos Termos

Ok, então este item é da categoria Fotos de Insetos, mas você sabia que Fotos de Insetos faz parte de um conjunto maior que envolve outros termos, a Fotos da Natureza? Este tipo de dúvida agora fica fácil de se tirar com a apresentação completa da hierarquia dos termos na visualização de metadados de um item:

No exemplo acima, “aves” e “céu” são termos filhos de “natureza” na taxonomia Categoria.

Melhorias no Acesso às URLs Alternativas

Os chamados “Expositores” ou ULRs Alternativas, como o plugin de Expor em PDF que comentamos acima, são hoje acessados por um discreto botão rotulado “URLs” na lista de itens. Após uma série de discussões, concordamos em mudar este nome para “Ver como…”, explicitando que estamos oferecendo maneiras diferentes de se ver os dados expostos nesta lista. Este botão agora também está disponível na página de visualização de um item no painel administrativo do Tainacan, permitindo a exposição de um único item e seus metadados:

Falando no modal “Ver como…”, uma nova opção está disponível para se escolher se todos os metadados devem ser mostrados nesta lista ou somente aqueles que estão visíveis na lista de itens.

Reorganização do Layout da Página de Item e Edição de item

Demos uma pequena repaginada nas páginas de item e edição de item, colocando a opção de habilitar comentários próxima à visibilidade e movendo os anexos para uma aba onde terão mais espaço para uma gestão de listas grandes. Isso, somado a alguns ajustes de espaçamento, deve melhorar a usabilidade destas páginas tão importantes para o nosso plugin:

Clique na imagem para ver em detalhes.

Edição em Sequência Simplificada

Um pequeno ajuste também deve melhorar a sua experiência com a edição em sequência: agora, os botões de próximo já aplicam as alterações ou mudança de status desejadas, sem necessidade de se clicar em um botão de “atualizar” antes de se partir para o próximo item.

E o que mais?

  • Paginação na lista de anexos do item
  • Opção de “Criar outra” no formulário de edição de Taxonomia
  • Avisos mais eficientes pra ordenações por metadados customizados que podem excluir itens da lista de resultados
  • Novos comandos CLI: deletar todos os itens de uma coleção e migrar para nova organização de pastas de arquivos privados
  • Muitas correções de erros e ajustes de interface!

Baixe Já!

A versão 0.11 do Tainacan já está disponível. Você pode baixá-la ou atualizar diretamente pelo seu painel WordPress:

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *