Tainacan Beta 0.16 – Metadado tipo Composto e Usuário, Bloco da Busca Facetada, Suporte ao WordPress 5.4

Capa de Lançamento da Versão 0.16

Em tempos de isolamento social, torna-se mais relevante a existência de ferramentas que possibilitem às instituições organizar e expor seus acervos digitais. Cientes disso, hoje realizamos um dos maiores lançamentos do Tainacan, trazendo mudanças importantes – das mais notáveis as mais discretas – que iremos cobrir neste artigo. Foram meses de espera desde a 0.15 e ainda estamos traçando o caminho para a 1.0. Mas acreditem, vai valer a espera 😉

Novidades

Apresentando os Metadados Compostos

Imagine que seu acervo tenha diversas peças de porcelanato do período imperial. Você tem um item que na verdade é um conjunto de xícaras. É um item pois o conjunto está exposto junto, todos tem o mesmo autor, a mesma data de fabricação e claro, as mesmas características como seus belos padrões desenhados. Mas há um atributo que é mais difícil de descrever: as dimensões das xícaras. Não só se trata de duas informações em uma (como a altura e o raio de cada xícara), como xícaras diferentes podem ter estes mesmos valores diferentes entre si. Este é uma caso perfeito para construirmos um metadado composto:

Tela de Configuração dos Metadados da Coleção, com o metadado composto Dimensões configurado.

Assim que inserido na sua lista de metadados, o metadado composto “Pai”, abre espaço para arrastar e soltar metadados “Filhos” dentro de si. No formulário de edição de um item, o exemplo acima ficaria assim:

Preenchendo um metadado composto.

Apesar de neste exemplo os dois metadados filhos serem de um mesmo tipo, podemos ter tipos diferentes também! É um recurso poderoso que chega ao Tainacan. Vale notar que existem algumas restrições quanto ao seu uso (por exemplo, os importadores e exportadores ainda não estão mapeados para ele e ainda não é possível ter metadados filhos do tipo Taxonomia) por isso recomendamos uma lida na documentação sobre o assunto.

Novo tipo de metadado: Usuário do WordPress

Todo item no Tainacan tem pelo menos uma relação com um usuário logado no WordPress: o seu Autor. Mas nem só de autores vive um item, talvez seus itens possam estar vinculados de alguma maneira à colaboradores, responsáveis, visitantes… pensando nisso, criamos um novo tipo de metadado, que pode ser entendido como um metadado tipo Relacionamento que ao invés de ligar item com item, liga item com um usuário:

Uma opção interessante disponível na configuração deste metadado, é a de determinar o Autor do Item como seu valor padrão. Com ela ativa, este metadado sempre terá como valor inicial o usuário que está criando o item.

Novo bloco Gutenberg: a Busca Facetada

Existem pelo menos 4 blocos que o Tainacan oferece para mostrar itens ao se criar uma página ou post de apresentação do seu acervo. Todos estes entretanto, funcionam como versões limitadas da lista de itens completa, que está presente na página de uma Coleção, de um Termo, ou de Itens do Repositório. É nelas que de fato temos acesso aos filtros, à busca avançada, aos modos de visualização e paginação. Isto está prestes a mudar com a chegada do Bloco de Busca Facetada, ou, em outras palavras, o bloco da Lista de Itens Completa:

Exemplo de configuração do bloco de busca facetada.

A principal vantagem é poder montar a página de itens totalmente customizada, – da mais complexa à mais simples -, mesmo se seu tema não oferecer suporte às páginas especiais do Tainacan. Além disso, são tantas opções de configurações do bloco que nós nem vamos listar todas aqui! Dá um pulinho lá na Wiki e veja tudo o que é possível com este bloco, pra se chegar a listagens como estas abaixo sem uma linha de código:

Este bloco vem também como uma alternativa à um recurso pouco conhecido do Tainacan: o shortcode (tainacan-search collection-id=x) que tinha a mesma função de gerar a lista de itens em páginas. Ele continua disponível, é claro, e todas as opções configuráveis pelo bloco também estão disponíveis via parâmetros para ele.

Nova ação em massa: copiar valores

Ao selecionar itens para realizar uma edição em massa, temos opções como “Remover valores”, “Substituir valores”, “Adicionar valores”, etc. Uma nova possibilidade surge agora, a de “Copiar valores”, que vai permitir fazer cópias de valores de um determinado metadado em um outro metadado do mesmo tipo. Pode ser útil, por exemplo, para guardar informações por segurança em um segundo metadado ou mesmo para trocar metadados de nível repositório para nível coleção.

Em junção com a novidade apresentada dos metadados tipo Usuário, isso permite que recém criados metadados tipo usuário possam receber o valor já existente no campo “Criado por” do item, que é o próprio Autor.

Compatibilidade com WordPress 5.4.

No final de Março, o WordPress lançou sua versão 5.4. Trazendo algumas novidades interessantes para o editor de blocos e questões de privacidade. Fizemos alguns pequenos ajustes para que nossos blocos funcionem bem com estas mudanças e você possa curtir o melhor da nossa ferramenta.

Popup de erros da edição de itens

Fichas de arquivos museológicas com 50 metadados podem ser um pesadelo de se preencher. Às vezes tem-se um metadado obrigatório que não foi preenchido, outro que está com um valor inválido… e muitas vezes só vemos que estes erros ocorreram depois de ver na barrinha inferior do item o aviso: “Há erros no formulário”. OK, mas quais erros? Na tentativa de melhorar este fluxo estamos introduzindo um novo recurso – que ainda precisa ser melhorado – mas que certamente irá ajudar quem passa por esta situação:

Exemplo de uso do novo Popup de erros para navegar entre mensagens de erro no formulário de edição do item.

Melhorias

  • Mudanças na interface do cabeçalho de coleção para melhor clareza: todos os ícones agora tem rótulos e uma nova cor de fundo:
Deve assustar, mas com o tempo você se acostuma 😉
  • Melhor acessibilidade e adaptação a novos temas: escala de tamanho de fonte agora deverá ser mais proporcional entre todos os elementos: inputs, ícones, rótulos, etc. Para uma breve demonstração disso, clique para olhar em detalhes esta comparação de como ficou um tema filho do TwentyTwenty (atual tema padrão do WordPress):
Note que as as fontes agora estão bem mais proporcionais em relação ao tema, cujos menus são bem maiores.
  • Ao se aproximar o mouse ao canto inferior da tela na lista de itens por um segundo, a barra de paginação aparece. Ao se aproximar do canto superior, caso esteja escondida, a barra de busca aparecerá. Ao se aplicar qualquer mudança na lista, automaticamente o scroll volta ao topo da barra de controle:
  • De maneira similar, ao se abrir um formulário de edição de metadado ou termo, a tela automaticamente faz scroll para ele;
  • Carregamento via Scroll infinito em todos os autocompletes e entrada de etiquetas:
  • Na lista de taxonomias, exibir não só o nome da coleção que utiliza a Taxonomia, mas também o Metadado, entre parênteses;
  • Exibição da data e hora para arquivos exportados;
  • Exibe ícone de cadeado na lista de metadados e filtros quando estes são privados;
  • Formulário de edição da Coleção melhorado: evita a configuração de páginas vazias como principal e oferece uma seleção mais inteligente dos modos de visualização:

Correção de Erros

  • Erro com os filtros do nível repositório quando visualizados na pagina de uma coleção (em instalações com múltiplas coleções);
  • Facetas não estavam sendo recarregadas ao se trocar ordenação ou status da lista de itens;
  • O modal de seleção que mostra a lista de itens em blocos Gutenberg estava mostrando itens não públicos.
  • Blocos Gutenberg que estavam com erros ao se editar seu conteúdo via modal foram resolvidos;
  • Ao mudar de página na lista de itens e retornar a página anterior, o número da página da busca não era mantido;
  • Ao se aplicar a mesma ordenação em qualquer lista duas vezes seguidas, o valor era trocado erroneamente;
  • A inserção de novos termos não estava sendo bloqueada caso a configuração na taxonomia não permitisse mas a do metadado sim;
  • Correção de problemas ao carregar a lista de anexos quando o documento do item é do tipo Texto ou Link;
  • Funções de usuários criadas pelo Tainacan a patir de agora sempre começam com as permissões mínimas para se acessar o painel do WordPress.

Para Desenvolvedores

  • A tão esperada reorganização da estrutura de arquivos do projeto, que agora deve estar mais clara para quem quiser começar a contribuir com o código.
  • Diversas parametrizações disponíveis para desenvolvedores de Temas que desejam fazer a Lista de Itens adaptada ao seu tema, incluindo:
    • Variáveis CSS para customização de cores, fontes e tamanhos;
    • Variáveis do template para exibir ou esconder diversos elementos, mudar o comportamento padrão de algumas áreas como o painel de filtros;
    • Estas foram as mudanças que permitiram a implementação do novo Bloco de Busca Facetada e por consequência também viabilizaram as alterações via “Personalizar” em novos temas.
  • Novo esquema para registrar tipos filtros e metadados terceiros – incluindo componentes Vue.js – sem precisar alterar o código core, apenas via plugins. Em breve, mostraremos alguns bons frutos que isto deve render!

Tema Tainacan Interface 2.0

Também lançamos junto com esta nova versão do plugin, uma das maiores atualizações para tema Tainacan Interface. Veja quais são as novidades no post de lançamento da versão 2.0 do tema.

Baixe Já!

A versão 0.16 do Tainacan já está disponível. Você pode baixá-la ou atualizar diretamente pelo seu painel WordPress:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *