Novo Plugin: Modos de Visualização Extra

Dois anos e meio atrás, lançávamos neste blog um experimental plugin que permitia a visualização de itens da coleção de maneiras diferentes. O plugin era uma demonstração de como designers e desenvolvedores poderiam criar seus próprios modos de visualização. Desde então, já conhecemos pelo menos duas instalações onde isto foi feito, dentre elas a Oi Futuro com suas Fichas customizadas. Este processo – de como criar modos de visualização customizados – é explicado em nossa Wiki, mas tinha limitações técnicas, que finalmente foram resolvidas com o lançamento da versão 0.17.3 do Tainacan. Agora está ainda mais fácil usar sua criatividade para mudar como suas coleções serão vistas pelo mundo!

E para aproveitar a hype, estamos lançando o plugin oficialmente no repositório de plugins do WordPress. Com um simples clique você poderá instalar o plugin no seu site. Basta pesquisar na sua página de plugins ou acessar o link no final deste artigo.

E o que o plugin traz de novo? São oito modos que podem ser habilitados nas configurações da sua coleção. Veja a seguir algumas capturas de tela:

1 – Galeria

Este modo é similar ao Masonry, já presente no Tainacan, porém com algumas diferenças notáveis:

  • Ao invés de mostrar somente o título do item, ele também mostra um segundo metadado. Este será o metadado seguinte habilitado na ordem em que os metadados foram configurados. Outro detalhe é que estas informações estão abaixo da miniatura e não acima;
  • Ao se clicar no item, ao invés de irmos para a página do item, uma visão ampliada da imagem é mostrada, em um carrossel de imagens que pode ser navegado de maneira similar ao modo de visualização Tela Cheia.
  • Desta visão ampliada pode-se ver os metadados, acessar a página do item ou mesmo pular para a visão em Tela Cheia.
Captura de Tela do Modo Galeria
Captura de Tela do Modo Galeria com o Item em destaque
Captura de Tela do Modo Galeria com o Item e os Metadados em destaque

Mosaico

Um modo mais minimalista que te permite ver as imagens em colunas sem margem. Uma diferença importante é que aqui os itens são disponibilizados coluna por coluna, ao invés de linha por linha. O título é mostrado somente ao se passar o nome por cima do item.

Captura de Tela do Modo Mosaico

Moldura

Para quem quer dar um ar de exposição às suas peças, este modo cria uma moldura ao redor de cada item. são usadas as miniaturas sem recorte e alinhadas ao centro da linha.

Captura de Tela do Modo Moldura

Exibição

Uma versão “Ficha” do modo Moldura que mostra todos os metadados ativados ao lado. O texto dos metadados é limitado à uma linha, mas quando se passa o mouse por cima da obra, a imagem é expandida e todo o conteúdo textual é mostrado.

Captura de Tela do Modo Exibição

Álbuns

Para amantes da música que querem ter sua própria coleção de álbuns, CDs ou Vinil catalogados, este curioso modo de visualização mostra uma grade de itens quadrados, que ao se passar o mouse em cima revelam um disco do lado de dentro.

Captura de Tela do Modo Álbuns

Documento

Uma versão mais estilizada da tradicional ficha. Este modo de visualização coloca uma conjunto de folhas embaixo da miniatura, criando um efeito de papéis empilhados que se movem discretamente ao se passar o mouse em cima.

Captura de Tela do Modo Documento

Livros

Na mesma lógica dos Álbuns, se você quer uma coleção só de livros, que tal exibi-los como uma estante virtual? Com um chamativo efeito 3D este modo de visualização tenta criar tal analogia:

Captura de Tela do Modo Livros

Polaroid

Por último, para os amantes da fotografia, uma irregular grade de fotos com molduras brancas que podem exibir quantos metadados você quiser abaixo do título. Um pequeno efeito de zoom e rotação é aplicado ao se passar o mouse em cima de cada item.

Captura de Tela do Modo Polaroid

Experimente já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *