Uma nova casa para a comunidade Tainacan

Olá comunidade! Tudo bem com vocês?

Temos um importante anúncio  sobre o funcionamento da lista emails dos usuários do Tainacan. Em breve, a comunidade Tainacan terá um novo lar: a famosa ferramenta de fóruns online Discourse. O endereço é esse:

https://tainacan.discourse.group/

Por quê essa mudança?

Como vocês sabem, nos esforçamos ao máximo para responder a todas as questões e ajudar cada novo usuário do Tainacan por meio da atual lista de emails. Esta comunidade tem crescido lindamente nos últimos anos, a ponto de, no ano passado, termos trocado mais de 800 e-mails! Isto mostra que estamos amadurecendo e por isso precisamos de melhores maneiras de receber essas demandas.

Após muita pesquisa, optamos pelo Discourse por ser referência para diversas comunidades de Software Livre no mundo. Nesta nova ferramenta, teremos uma interface mais apropriada para acompanhar as mensagens que já foram atendidas ou não, sem perdermos a riqueza da possibilidade de pessoas de casa poderem contribuir com os novatos. Além disso, teremos, finalmente, links públicos de cada discussão iniciada, de maneira que poderemos referenciar conversas anteriores e sermos descobertos por usuários que estão pesquisando sobre o Tainacan pela web.

E como funciona isso?

Antes de tudo, é preciso se inscrever na plataforma. Logo na tela inicial está o botão de Cadastrar-se. Ele abrirá o formulário com os dados necessários. Note que se você usar um email do Gmail, pode acessar com um clique.

Já tela inicial, você pode navegar pelos tópicos mais recentes na esquerda. Para ajudar na nossa organização, estamos criando categorias, que podem ser vistas à direita. Se você quer criar um novo tópico, um botão de “Novo tópico” estará presente no canto superior esquerdo da tela:

Este botão abre a janela de composição de tópico. É onde você começa cada nova conversa, mais ou menos como fazemos aqui na lista. Como sempre, fique a vontade para puxar o assunto, lembrando-se de manter o foco da lista e respeito aos demais integrantes ;).

Você pode já vincular este tópico a alguma categoria, para ajudar futuros visitantes. O editor ainda te permite formatar o texto, mandar imagens, subir arquivos, enviar links… e tudo pode ser “pré-visualizado” ao lado. Neste painel lateral também aparecem sugestões de edição e algumas dicas de tópicos similares que podem já ter sido abertos.

Com o tópico aberto, é só aguardar que vamos responder assim que possível! Veja a tela de uma discussão em aberto:

São várias as possibilidades, como responder citando à outros usuários, copiar o link de conversas… vamos ensinando aos poucos como tirar proveito de todos os recursos.

Caso você não vá ficar logado o tempo todo com o Discourse aberto, não se preocupe! Você receberá por email um resumo das conversas, além de menções aos tópicos abertos por você, da mesma maneira que outras redes sociais fazem.

E a lista de emails?

Pelos próximos dois meses, pretendemos manter a lista ativa. Vamos continuar respondendo vocês por aqui, mas sempre ajudando a migrar para a nova plataforma. Todos que estão aqui receberão um convite por e-mail para entrar no Discourse. 

Sabemos que a nova experiência pode parecer intimidadora, mas prometemos que vai tornar nossas interações bem mais ricas! Caso tenham dúvidas sobre este uso, podem enviar um e-mail para lista atual, que responderemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *