Tainacan Beta 0.18.3 – Melhorias na Edição do Item e “Itens relacionados a este”

Nosso ciclo de lançamentos está mudando um pouco de perfil, a medida que tentamos represar menos novidades em grandes versões e promover o lançamento de mais versões com uma quantidade menor – porém não menos relevante – de mudanças para o Tainacan. Passadas duas pequenas versões com correções da 0.18, não podemos ter a mesma discrição com a chegada da versão 0.18.3, que trás alguns ajustes interessantes para a página de edição do item e nos apresenta um novo conceito que deve melhorar o uso de metadados de relacionamento.


Uma página de item reformulada

No painel administrativo do Tainacan, certamente uma das telas mais relevantes para o gestor do acervo é a de Edição do Item (e sua irmã gêmea, a página do item no admin). Temos planejado, para esta e para as próximas versões, alguns ajustes de design que devem oferecer melhor compreensão de todos os recursos que estão disponíveis ali.

Foco nos metadados!

Começamos por uma troca de lados, onde a coluna dos metadados agora fica do lado esquerdo e a do documento fica logo à direita. Esta mudança visa priorizar na ordem de leitura os metadados do item. Além disso, mantemos agora o documento e a miniatura fixos com o scroll da tela, evitando um inutilizado espaço em branco que se via ali quando a lista de metadados era muito extensa:

Novo layout da tela de edição de itens

Fácil acesso aos metadados do fim da fila

Às vezes são tantos, mas tantos metadados que fica difícil se chegar ao final da lista e encontrar aquele campo que você está procurando. Por isso, do mesmo modo que fizemos na lista de metadados da coleção, temos agora um filtro textual para se buscar o metadado mais facilmente pelo nome dele. Uma ferramenta útil para quem tem na ponta dos dedos qual o campo que se está faltando preencher 😉

Demonstrando a busca de metadados dentro da tela de edição de item

Entrada de texto com sugestões prévias

Metadados tipo texto simples, tais como o Título Principal, terão agora uma nova configuração disponível chamada “Habilitar sugestões”. Com esta configuração habilitada, ao se digitar qualquer termo no campo de entrada de texto, serão sugeridos termos já utilizados naquele metadado, em outros itens. Isto viabiliza o uso de um vocabulário “semi-controlado”, onde diferentemente das taxonomias, não temos um conjunto específico de termos para se escolher, mas podemos decidir usar termos já inseridos, caso eles existam. A novidade também pode ajudar caso, pelo contrário, você queira ter certeza de que está inserindo um termo novo ao invés de algo muito parecido que já tenha sido colocado em outro item.

Uso do recurso de sugestões para preenchimento de um metadado tipo texto simples.

Sem mais rótulos escondidos!

Não somente na página de item, mas em toda a interface do Tainacan em geral, é comum que rótulos longos, como os de nomes de metadado grandes, terminem elipsados na interface (ou seja, cortados em um certo limite de caracteres com “…”). Apesar do apelo visual que isto trazia, era constante motivo de frustração para quem precisava de dar nomes mais extensos aos seus dados. Por isso estamos removendo da maioria dos formulários estas elipses, permitindo que caso necessário, os rótulos tenham mais de uma linha.

“Itens relacionados a este”

O metadado tipo relacionamento é a ferramenta que temos para criar uma ligação entre certo item com outro. Por exemplo, podemos ter em uma coleção de Obras, um metadado denominado Artista que aponte para um item de uma outra coleção Artistas. Quem parte da coleção de Obras, facilmente vai cair na coleção de Artistas com os links do metadado… mas e o contrário? Pode-se, claro, criar um metadado de relacionamento na coleção de Artistas, mas este preenchimento manual pode se tornar tedioso. Por isso temos agora uma nova configuração para o metadado tipo relacionamento. Basta ir nas opções do metadado que descreve esta relação e habilitar a opção de ‘Mostrar em “Itens relacionados a este”‘.

Agora, acessando a página do item no painel administrativo, temos uma nova aba “Itens relacionados a este”, que mostra quais itens marcaram este item em algum dos seus próprios metadados de relacionamento. A listagem vem segmentada por coleção e por metadado, e oferece links para se chegar até estes itens. Caso se esteja da página de edição e com permissões suficientes, você pode dalí mesmo abrir um modal e editar o item, alterando quaisquer informação dele, incluindo a própria relação.

Aba de “Itens relacionados a este”

Status mais claros

A relação entre os status do WordPress com a visibilidade de um item no Tainacan é sempre assunto de discussão entre nossos usuários e certamente demanda melhorias de interface para atingir melhor clareza. Estamos trazendo algumas mudanças neste sentido, visando reduzir confusões:

“Todos os itens” – ou quase todos

Na listagem de itens do painel admin, temos abas dedicadas para cada um dos quatro status “Público”, “Privado”, “Rascunho” e “Lixo”, além de uma aba inicial que agrega “Público” e “Privado” de uma vez. A confusão já começa com o rótulo de “Itens publicados”, desta aba, já que estar “Publicado” (no Inglês, published) não necessariamente indica que qualquer um pode ver um item.

Itens podem estar publicados de maneira pública ou privada, é onde entra o conceito de “Visibilidade”, que é afetado inclusive por mais questões, como a visibilidade da própria coleção, onde o item está.

Além disso, Há um constante incômodo de alguns usuários que não veem seus itens em rascunho incluídos nesta soma, já que podem estar em processo de revisão, mas mesmo assim não deixam de ser itens.

O status “Rascunho”, diz de uma etapa de elaboração da publicação, algo que está sendo feito. Já a “Lixeira”, efetivamente aponta para itens descartados, que possivelmente nunca mais serão usados e futuramente devem ser removidos de forma permanente.

Por isso, após consideráveis discussões, concordamos em fazer desta primeira aba, a aba de “Todos os itens”, removendo a confusão do termos “publicados”. Passamos a somar aí portanto os “Rascunhos”, porém, mantivemos o “Lixo”, fora da contagem.

Imagem comparando as abas de itens na versão 0.18.2 com a versão 0.18.3
Comparação das abas de status da versão anterior para esta.

OK, e qual o status deste item?

Dada a possibilidade de uma aba como esta agora ter tantos tipos de status diferentes, fica nítida a necessidade de sabermos, pelo menos neste contexto, em qual status este item está. Por isso, como reforço visual, adicionamos o ícone de status, nas abas de listagens com mais de um status. Isso vale portanto também para listagens de coleção e de taxonomias.

Visualizando os ícones de status na tabela e no masonry, quando se está em uma aba de status mistos.

Deixando Formulários de Submissão mais claros

Temos também uma última novidade, para o Bloco de Submissão de Itens apresentado na versão 0.17. Visando deixar os formulários de item um pouco menos carregados visualmente, agora mostramos os botões de ajuda (aqueles círculos com interrogação, ao lado dos rótulos), apenas nos casos em que foi criada alguma descrição para o metadado. Assim, evita-se que seu formulário tenha vários balõezinhos com frases como “Descrição não fornecida”.

Caso, ao contrário, você deseje mostrar mais explicitamente a descrição do metadado – explicando em mais detalhe, por exemplo, como preencher aquele metadado – criamos uma nova opção que permite que as descrições apareçam logo abaixo do rótulo do metadado, com uma fonte um pouco mais discreta:

Configurando a opção de exibir a descrição abaixo do rótulo do metadado.

Algumas melhorias de performance

Menos consultas às facetas

Reduzimos consideravelmente o número de consultas feitas ao banco na listagem de itens quando se realiza operações que exigem o recarregamento dos itens, mas não das facetas dos filtros, como por exemplo, ao se mudar de página, trocar a ordem da busca ou mesmo o modo de visualização.

Carregamento de dependências mais eficiente

Por fim, uma questão mais técnica. Continuamos investigando formas de deixar o plugin mais eficiente. Desta vez, otimizamos o modo como é carregado o código relacionado aos blocos gutenberg para que ele ocorra apenas nas páginas necessárias, reduzindo o tempo de carregamento das páginas no geral e ainda evitando conflitos de estilos.


Baixe Já!

A versão 0.18.3 do Tainacan já está disponível. Você pode baixá-la ou atualizar diretamente pelo seu painel WordPress:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *