SELEÇÃO ABERTA – BOLSAS FAPESP

O projeto de pesquisa “Publicação, difusão e colaboração em rede na documentação de acervos digitais de instituições de memória: a interoperabilidade entre as redes de informação Wikidata, Wikimedia Commons, Wikipédia e o software livre Tainacan”, está com seleção aberta para contratação de bolsistas.

O projeto é fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, com desenvolvimento no âmbito da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília.

O objeto de execução do projeto busca identificar como implementar no software livre Tainacan as funcionalidades técnicas para a publicação de metadados de seus itens catalogados no Wikidata e das mídias representativas dos itens no Wikimedia Commons e, reciprocamente, como gerar indicadores e métricas para que edições realizadas nos projetos Wikimedia possam ser monitoradas e notificadas aos gestores das coleções por meio do próprio Tainacan e, se consideradas válidas, eventualmente integradas à base local. Em síntese, deseja-se, com o presente projeto, implementar todas as funcionalidades para a realização do roundtripping entre as coleções digitais das instituições culturais disponibilizadas no Tainacan e o ecossistema wiki.

Metodologicamente, o projeto pretende realizar um estudo de caso a partir das funcionalidades de roundtripping que serão implementadas no software Tainacan, com o acervo museológico do Museu Paulista da Universidade de São Paulo.

Para conhecer melhor a proposta e escopo da pesquisa, veja o projeto na íntegra:

DAS VAGAS

Bolsa FAPESP TT-4A

Objeto geral: Modelagem semântica de informações nos ambientes Wikidata e Wikimedia Commons.

Valor: R$ 5.850,40

Dedicação exclusiva – 40h semanais.

Local: Brasília – DF, modalidade preferencialmente presencial, mas com possibilidade de atividade remota.

Início das atividades: 01/10/2022

Requisitos:

  1. Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Biblioteconomia, Arquivologia, Gestão da Informação ou áreas afins;
  2. Mínimo de quatro anos de experiência em pesquisa ou experiência profissional após a graduação, em área relacionada ao Plano de Atividades proposto.

Plano de trabalho bolsa TT-4A:

Bolsa FAPESP TT-5

Objeto geral: Modelar e implementar no Tainacan o módulo de publicação de arquivos de mídia na Wikimedia Commons e os metadados na Wikidata.

Valor: R$ 8.478,40

Dedicação exclusiva – 40h semanais.

Local: Brasília – DF, modalidade preferencialmente presencial, mas com possibilidade de atividade remota.

Início das atividades: 01/10/2022

Requisitos:

  1. Graduação em Graduado em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou áreas afins;
  2. Mínimo de cinco anos de experiência em pesquisa ou experiência profissional após a graduação, ou com título de doutor, ambos em área relacionada ao Plano de Atividades proposto;
  3. Desejável conhecimento em programação PHP com especialização no CMS WordPress;
  4. Desejável conhecimento em Docker, Javascript (vue.js, angular, react).

Plano de trabalho bolsa TT-5:

FASES DO PROCESSO SELETIVO

  1. Seleção de Currículo;
  2. Entrevista;
  3. Redação;
  4. Prova teste.

INSCRIÇÃO

Inscrições até 15/09/2022

Enviar currículos para: tainacan.l3p@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *