Tainacan Beta 0.14 e Tainacan Interface 1.6 – Novo Modo Mosaico do Bloco de Itens e Suporte ao WordPress 5.3

Imagem de Capa da Versão 0.14 do Tainacan

Os planos estão grandes na equipe Tainacan para a entrega de uma nova forma de gerir papéis e permissões de usuários que sairão com a versão 0.15. Enquanto isso, já trouxemos algumas melhorias e pequenos ajustes com a “versão intermediária” 0.13.1 e agora trazemos mais um lançamento com novidades modestas, porém bem interessantes:

Novidades do Plugin

Modo Mosaico no Bloco de Itens da Coleção

O bloco de itens da coleção, ou bloco dinâmico de itens, é um dos mais usados para fornecer uma prévia ou recorte de uma coleção sem precisar levar o usuário para a página de itens. Ele permite mostrar uma barra de busca, um mini-cabeçalho de coleção, além de exibir os itens de duas maneiras: uma grade ou uma lista de miniaturas. Agora, estas opções aumentam com a chegada do modo de visualização “Mosaico”. Este modo é para quem quer fornecer uma visão mais artística da sua coleção. Ele monta uma grade de vários tamanhos diferentes alternados e exibe suas imagens lá, sem se preocupar com o corte ou não das imagens, compondo um mural bem chamativo com um pouco de tudo que pode ser encontrado na sua coleção.

O mosaico sempre ocupará uma linha no seu bloco de uma certa altura em pixels, que você pode ajustar redimensionando o bloco. Isso impactará em o quanto os recortes ficarão largos. Note que, quanto mais itens sendo carregados, mais denso ficará seu mosaico, que pode ser arranjado em diferentes grupos de 2×3 até 5×4 itens por grupo. Há também a opção “Densidade do Grupo” que alterará a quantidade de itens por coluna em cada grupo que compõe o mosaico. Brinque com as opções até encontrar uma que te agrade mais!

Por fim, como um recurso mais avançado, as imagens na grade de itens do mosaico são por padrão centralizadas verticalmente e horizontalmente. Você pode porém, alterar este posicionamento caso suas imagens possuam informações mais importantes acima ou aos lados, que você não gostaria de verem cortadas.

Filtro de Usuários na Lista de Atividades

Complementando algumas melhorias apresentadas para a lista de atividades da versão 0.13, oferecemos agora a possibilidade de filtrar as atividades por usuário, de maneira que fica fácil identificar os responsáveis por cada alteração ao administrar seu repositório:

Melhorias

Reforço do Mapeamento do Título para o Importador CSV

Um comportamento que vemos ocorrer com frequência em oficinas e instalações particulares, onde se subiram coleções via Importador CSV no Tainacan, é a falta de mapeamento para o “Metadado Principal” Título do Tainacan. Usar este metadado é opcional e ele pode inclusive ter um rótulo diferente de “Título”. Mas, se a sua coleção não possui nenhum metadado mapeado pra ele, suas listagens vão ficar um tanto quanto vazias, já que ele é importante para modos de visualização como a miniatura e o mosaico, além de aparecer em blocos e autocompletes. Para reforçar esta importância, o Tainacan apresentará o seguinte modal, caso você não tenha escolhido um Título em seu mapeamento antes de rodar qualquer importação:

Mais Ajustes na Lista de Metadados do Item

A lista de metadados do item é provavelmente um dos formulários mais complexos que pode haver no Tainacan e tem passado por alguns ajustes importantes desde a versão 0.13.1 para melhorarmos seu desempenho. Nesta versão continuamos este trabalho e corrigimos alguns erros importantes relacionados ao uso de metadados multi valorados (#333).

Melhor Exibição de Anexos

Anexos de Itens podem ser dos mais diversos tipos e lidar com estes formatos é um desafio. Nesta versão, melhoramos o suporte à visualização destes arquivos. Quando é um formato que o navegador tem suporte para exibir, o arquivo será mostrado imediatamente como uma Imagem, Vídeo, Áudio, ou PDF. Quando não for o caso, como arquivos planilha, um link será mostrado para baixar o documento.

Outros Ajustes

  • Suporte ao WordPress 5.3 – Vários componentes como selects e inputs tiveram css atualizado;
  • Melhorias no suporte dos blocos a outros temas que não só o Tainacan Interface;
  • Vários ajustes no ‘shortcode’ que gera a lista de itens;
  • Correção de erro que impedia o filtro de intervalo de datas de aparecer no tema, apenas no admin;
  • Maior suporte para navegadores legados #331;
  • Correção de Erro no Importador quando o ‘item_id‘ não existe #325;
  • Correção de indexação do conteúdo de documentos (PDF) ao utilizar o elastic-search #90.

Tema Tainacan Interface 1.6

E em meio às novidades do plugin, temos boas novas também para o tema oficial!

Suporte ao WordPress 5.3

Com a chegada do WordPress 5.3 este mês, muita coisa legal está vindo para o Editor de Blocos e nós queremos garantir que estes recursos, como o Bloco de Grupos, possam ser utilizados também. Para isso, trazemos diversos ajustes de alinhamento e margens para esta atualização.

Templates de Página: “Landing

Além disso, adicionamos um recurso muito útil para quem quer construir sua própria página inicial usando apenas os Blocos Gutenberg: os templates de página. Agora, ao criar uma página, você pode escolher usar o template padrão de página e o template “Landing”, que removerá o Banner que aparece logo no início das páginas e na barra de título. Dessa maneira, você tem a página livre para compor o cabeçalho como bem entender. Há também a opção “Landing with Breadcrumb”, que não remove a barra de navegação auxiliar que vem logo abaixo da barra de menus.

Classe para estilizar Títulos de Sessões

Uma das possibilidades que o novo Bloco de Grupos nos dá é de estilizar pequenas porções de nossos artigos com ajustes que provavelmente não justificariam a criação de um novo bloco apenas para isso. Hoje apresentamos uma destas possibilidades, na forma da classe “tainacan-group-heading”. Com ela podemos reproduzir uma estrutura de títulos muito comum em páginas especiais de Museus como o Museu do Índio e Museu Histórico Nacional. Vejam só:

E mais!

  • Esta atualização também traz um pouco mais de coerência para o uso do banner padrão do site. Em algumas situações o título das páginas aparecia ali, enquanto em outras, na barra de título logo abaixo. Agora este banner terá sempre o nome do site, enquanto títulos de páginas ficarão na barra abaixo.
  • Melhoramos também a exibição dos anexos, tirando proveito dos ajustes oferecidos pelo Plugin 0.14. As setas do Carrossel que antes não apareciam em alguns formatos de arquivo, agora estão sempre disponíveis e esta tela também está mais responsiva.

Baixe agora!

As versões 0.14 do Plugin Tainacan e 1.6 do tema Tainacan Interface já estão disponíveis para uso e a um clique no seu painel WordPress 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *