Tainacan Beta 0.18.7 – Novas versões dos plugins e temas para fechar o ano!

Eu sei, eu sei, nós achávamos que o ciclo da 0.18 ia acabar mais cedo… mas a boa notícia é que estamos encerrando o ano com chave de ouro: temos novas versões do plugin, do tema e dos plugins extras para celebrarmos o fim de mais um ciclo que, convenhamos, não foi fácil! São pequenos ajustes e recursos que devem melhorar a usabilidade do Tainacan e resolver demandas apontadas pela comunidade no nosso fórum de discussão.


Tainacan Beta 0.18.7

Performance

Desta vez vamos começar com uma novidade que pode impactar os usuários de primeira vista, portanto vale avisar: assim como foi feito na versão 0.18.3 com os blocos Gutenberg, nesta versão estamos mudando a maneira como o painel administrativo do Tainacan é carregado. Na prática, isto implica que os scripts relacionados a ele só entram em cena no seu site no momento em que você acessa a página, diminuindo a quantidade de arquivos que devem ser carregados.

Esta mudança porém, pode fazer com que na primeira vez em que você acesse o seu painel após atualizar, ele apareça em branco. Não se preocupe! Isto é comum pois os navegadores costumam guardar versões anteriores do script em memória cache. Para ter tudo de volta, basta recarregar sua página sem a memória cache. Em geral, nos navegadores isso pode ser obtido apertando CTRL + SHIFT + R.

Qualquer dúvida quanto a isso, não deixe de nos dar um grito no fórum. Agora vamos ao que interessa:

Novidades

Atalhos para o Admin do Tainacan pela barra do WordPress

Já lhe aconteceu de estar na página pública de um item e querer corrigir um metadado que está errado? Ou estar na lista de itens e querer adicionar um filtro extra? E ao fazer isso ter a triste conclusão de que você precisará:

  1. Acessar o painel administrativo do WordPress;
  2. Acessar o painel administrativo do Tainacan;
  3. Achar a coleção que você quer alterar;
  4. Achar o item ou a página de filtros…

Este caminho doloroso agora pode ser contornado com o uso dos atalhos na barra administrativa do WordPress. Se você estiver logado e tiver permissões para editar o item ou coleção em questão, vai poder facilmente pular para o painel administrativo clicando neles:

Alternando rapidamente entre as páginas públicas e o painel admin do Tainacan

Ordenar Coleções e Itens por “última atualização”

Entrar no painel Administrativo do Tainacan e topar com um pequeno número de coleções ordenadas por data de criação pode ser meio frustrante pra quem tem muitas coleções e trabalha com frequência lá nas primeiras que criou. Por isso agora, esta lista é ordenada por “data de modificação”. E para engatar, esta opção de ordenação também estará disponível na lista de coleções completa e nas listas de itens dentro do painel administrativo.

Escolher ordenação padrão de uma lista de itens

Provavelmente um dos pedidos mais antigos a ser atendido nesta versão, finalmente podemos configurar na coleção qual metadado deve ser usado como ordenação inicial padrão na lista de itens.

Isto significa que usuários que acabaram de acessar sua lista pela primeira vez na parte pública, terão os itens apresentados como configurado ali. Porém, vale ressaltar que assim que modificada uma vez esta ordenação, ela será salva nas preferências do usuário, e ficará guardada como tal.

Contextualizando melhor uma busca com “Tags de Leitura”

Recentemente trouxemos algumas mudanças para as tags de filtros, que devem ajudar a contextualizar melhor como está a busca atual. Estas tags indicam por qual metadado está sendo filtrado certo valor e aparecem assim que se aplica um filtro. Há algumas situações, porém em que não temos filtros mas alguma “filtragem” está sendo aplicada. Um exemplo disso é quando configuramos o metadado de taxonomia para que os links para seus termos leve para a lista de termos filtrada apenas por uma ou outra coleção. Neste caso, na própria URL, está configurada a filtragem:

Surge neste caso uma “Tag de leitura”, que não tem como ser removida, mas também ajuda a contextualizar a busca, mesmo em cenários onde esta tiver sido configurada pela URL ao invés de pelos filtros da interface.

Seleção de itens entre páginas

Marcar quais itens você quer para aplicar uma ação em massa é uma tarefa simples de se fazer quando se tem itens à vista, mas nem sempre é assim. Ao se trocar de página ou se aplicar um filtro, qualquer seleção é perdida, o que pode ser bem frustrante. Por isso agora, esta seleção se manterá, mas com alguns elementos novos na interface para te ajudar a entender o que está rolando:

Seleção de itens sendo mantida ao se trocar páginas e aplicar filtros

Note, ao centro, o aviso de quantos itens estão selecionados. Quando se muda de página ou filtro, os itens selecionados podem não estar na página atual, por isso é indicado que alguns estão em outro contexto. Clicando no “x”, é possível limpar esta seleção, desmarcando todos.

Filtrar por itens selecionados

E para complementar este recurso das seleções entre páginas, tendo os itens marcados você pode usar o menu de ações em massa para aplicar um filtro que mostrará apenas os itens selecionados. Isto te ajudará a ter certeza de quem está marcado antes de fazer alguma bobagem 😉

Aplicando um filtro que mostra somente os itens selecionados

Placeholder de metadados

Para se explicar o preenchimento de um metadado no seu formulário de item, é possível utilizar o campo de “Descrição”, que aparecerá no botão de ajuda que fica ao lado do nome do metadado. Há casos, porém, em que esta informação pode ser mais objetiva, ou até melhor compreendia estando no próprio campo de entrada. É o caso, por exemplo, de entradas com autocompletar, que podem ficar mais claras com placeholders. Vejamos alguns exemplos:

Exemplos de placeholders configurados para diferentes tipos de metadado

Note que para metadados cujo tipo de entrara é uma lista de checkbox simples, esta informação do placeholder não aparecerá. Outra boa notícia é o bloco de submissão de itens também receberá estas informações 😉

Para configurar o placeholder de um metadado, basta ir na lista de metadados e editar sua configuração.

Confirmação de Envio no Bloco de Submissão

E falando no bloco de submissão… outro recurso que pode ser esperado de um formulário destes é aquela tradicional opção no final de “Concordo com os termos deste site para enviar minhas informações…”. Embora algumas pessoas já tivessem feito isso com metadados, resolvemos implementar uma opção oficial no bloco, que inclusive impede a submissão enquanto não for aceito:

Configurando a área de concordância de termos no formulário de submissão

Também permitimos a edição deste texto para que possam ser adicionados links para páginas onde você possivelmente queira deixar explícitos os termos que envolvem a submissão – ou pior, colocar tudo em uma cor vermelha nada discreta.

Melhorias

Transformação de Blocos

Mergulhando mais no universo do editor de blocos, o Gutenberg. Um recurso que pouca gente conhece é o de transformar um bloco em outro. Bastar clicar no ícone do bloco de parágrafo, por exemplo, pra ver como é fácil transformá-lo em uma lista, um título ou uma citação sem precisar mexer no conteúdo. Finalmente chegou a hora de começarmos a tirar proveito desta opção para nossos próprios blocos. Para começar, estamos permitindo as seguintes transformações:

  • Lista de Itens -> Lista de Itens da Coleção;
  • Lista de Itens -> Carrossel de Itens;
  • Lista de Itens da Coleção -> Carrossel de Itens;
  • Carrossel de Itens -> Lista de Itens da Coleção;

O que significa que você agora pode experimentar diferentes visualizações da lista de itens, sem perder a seleção feita no bloco e outras configurações como alinhamento, cores e tamanho de fonte.

Transformando blocos de um tipo para outro

Bye Bye Lista de Itens!

Três anos atrás falávamos sobre o lançamento do primeiro bloco do Tainacan, uma maneira um tanto quanto modesta de se inserir itens em qualquer página. Aquele bloco, a Lista de Itens usava de uma estratégia um pouco ruim para se selecionar os itens, pois não tirava proveito de como ela pode ser dinâmica, atualizando seu conteúdo caso os itens fossem alterados no Tainacan. Assim, pouco depois, lançamos um bloco capaz de tirar proveito disto, e o batizamos de Lista de Itens da Coleção. Este novo bloco recebeu muito mais opções, como novos modos de visualização e recortes. Agora, ele permite que a seleção dos itens seja feita tanto manualmente como por um critério de busca. Por isso estamos finalmente prontos para aposentar o nosso primeiro bloco. Mas fiquem tranquilos! O bloco continuará existindo e quem fez uso dele não terá nenhuma mudança. Na verdade o que fizemos foi “esconder” ele da lista de blocos a serem inseridos. Assim, nós recomendamos o uso do bloco mais moderno. E como mencionado agora pouco, se você quiser converter o bloco Lista de Itens para o Lista de Itens da Coleção, basta um clique para transformá-lo 😉

Itens do Tainacan em Blocos não-Tainacan

Também estão fazendo três anos da chegada do Gutenberg ao próprio WordPress e em breve veremos a edição completa do site sendo feita pelo novo editor. De lá pra cá, muitos blocos novos foram apresentados para os usuários, seja oficiais do WordPress, seja via plugins, em particular blocos que oferecem diferentes maneiras de se exibirem os posts do WordPress.

MAS itens e coleções do Tainacan também são posts, por trás dos panos. Embora tenhamos nossos blocos oficiais como estratégia para divulgar seu acervo, não queremos limitar as possibilidades que o universo do WordPress oferece para vocês. Por isso, a partir desta versão, blocos que exibem listas de posts de diferentes tipos, poderão mostrar também coleções e itens do Tainacan. Isto abre o leque para se mostrar itens em formatos diversos, com opções e configurações que muitas vezes nós nem imaginamos de se implementar.

Usando o bloco de sliders do plugin GetWid para mostrar itens de uma coleção Tainacan

Melhorias na Tela do Mapeador de Metadados e Importador

Voltando para o painel administrativo do Tainacan… se tem uma tela que estava com teias de aranha desde que foi lançada era a tela do Mapeador de Metadados, onde podem ser adotados padrões como o Dublin Core e o INBCM. Embora ainda tenhamos melhorias técnicas para a questão dos mapeadores, aproveitamos a deixa para dar um tapa visual nesta tela, deixando-a um pouco mais parecida com a tela de mapeador do importador.

Nova tela de mapeadores

A tela do mapeador do importador não ficou de fora e também ganhou alguns ajustes, para reforçar qual o metadado que se está selecionando, mesmo em listas grandes:

Atualizações na tela do mapeador do importador

E mais…

  • Quebra de linha em nomes de metadados quando exibidos no modo “expandido”;
  • Quebras de linha em valores do metadado nas configurações do tipo Caixa de Seleção;
  • Imagens externas como documento – nova opção no formulário do documento tipo URL que facilita o uso de imagens não hospedas no seu WordPress;
  • Exibição da hierarquia completa nos resultados da busca textual na lista de termos;
  • Carregamento dos itens mais eficiente nos blocos de carrossel de termos e de coleções;
  • Melhorias de VÁRIOS termos na tradução em inglês;

Correção de Erros

  • Ajuste de espaçamento para listas de checkboxes que estavam escondendo termos sem scroll;
  • Evita a criação de Taxonomias com o mesmo slug;
  • Corrige a inserção de datas com dia antecipado para locais com fuso horário positivo em relação ao meridiano;
  • Corrige a validação de datas no importador CSV;
  • Corrige erro onde, caso a constante TAINACAN_FACETS_DISABLE_FILTER_ITEMS estivesse habilitada, a busca por facetas retornava itens privados mesmo não se estando logado;
  • No bloco de submissão, caso a opção de mostrar collapses esteja desabilitada, agora estes somem mesmo dentro de metadados compostos;
  • Também no bloco de submissão, aviso mais claro na interface quando falta a configuração do reCaptcha;
  • Metadados “Criado por” e “Criado em” não estavam desaparecendo da lista de itens quando desmarcados no dropdown;
  • Lista de atividades não estava sendo exibida na tela do item;
  • Função que listava os metadados de um item para temas não estava funcionando quando apenas um objeto de metadado era passado;
  • Evita que embeds com caracteres inválidos gerem avisos na galeria de mídias;

Para desenvolvedores

Esta versão traz algumas novidades à mais para desenvolvedores que quiserem experimentar recursos extras que estamos cozinhando:

Taxonomias para Coleções

Embora não seja comum se ter acervos com muitas coleções (no geral isto é um indicativo de que os dados podem ser modelados de uma maneira melhor), há situações em que pode ser desejada uma filtragem de coleções por algum critério de categorização. Por isso estamos preparando Tainacan para lidar com este cenário, de modo que se você criar e associar uma taxonomia ao post type tainacan-collection, um seletor aparecerá na sua lista de coleções, com os termos disponíveis:

Exemplo de um filtro de categorias aplicado nas coleções

Quanto a como configurar esta seleção de termos, deixamos por conta dos desenvolvedores. Há um caminho para isto que é o uso dos Hooks de formulário do Tainacan, que é discutido neste tópico do nosso fórum.

Busca em relacionamento do relacionamento

Quer botar a mão em algo ainda mais experimental mas com grande potencial? Que tal ir no seu wp-config.php e habilitar a constante TAINACAN_ENABLE_RELATIONSHIP_METAQUERY? Com esta constante, buscas textuais na lista de item irão olhar para o metadado marcado como “metadado de busca” em itens de uma coleção relacionada. Mas tome cuidado porque isto impactos negativos de performance, OK?

Internacionalização

E por fim, alguém aí quer explorar acervos da Grécia Antiga pelo Tainacan? Graças ao trabalho de dois dedicados membros da comunidade, o Tainacan acaba de ser disponibilizado em sua quarta língua!


Temas

Mais uma vez, tanto o tema Tainacan Interface quanto nosso plugin de suporte para o tema Blocksy receberam atualizações com correções menores e pequenas novidades.

Para o Tainacan Interface, tivemos:

  • Possibilidade de exibir os “Itens relacionados a este” como uma grade ou lista de imagens, ao invés de carrosséis;
  • Uso de variáveis css para controlar as cores personalizadas (o que deve melhorar a performance no geral);
  • Melhoria significativa do código do customizer;

Para o Blocksy, temos:

  • Também a possibilidade de exibir o os “Itens relacionados a este” como uma grade ou lista de imagens, ao invés de carrosséis;
  • Redirecionamento do resultado do modal de busca para a lista de itens do Tainacan, caso só esteja habilitada a busca em coleções do Tainacan;
  • Opção para se mudar o modo de visualização padrão para a lista de itens dos termos e nível repositório;
  • Correção de erros na seleção da cor de fundo após atualização do tema;

Tainacan Tipo de Metadado URL

Espera aí que tem mais uma novidade!

O plugin “Tipo de Metadado URL”, que oferece algumas opções avançadas para uso de links em metadados acaba de receber dois novos recursos:

  • Possibilidade de adicionar um rótulo ao link, usando a formatação Markdown. Por exemplo, para se criar um link para este site com o nome “Site Oficial do Tainacan“, basta digitar: [Site Oficial do Tainacan](https://tainacan.org);
  • Possibilidade de exibir o link como um botão! Está disponível como uma configuração do metadado agora, o que fará com que os valores dos metadados apareçam no seu tema estilizados da mesma maneira que os botões do editor de blocos Gutenberg aparecem;

Baixe Já!

A versão 0.18.7 do Tainacan já está disponível, assim como estas novidades no tema e nos plugins. Você pode baixá-las ou atualizar diretamente pelo seu painel WordPress:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *